Corpo Docente

Contamos com uma equipe completa e preparada.

FLAVIANA VIEIRA PAIM

Contadora e Advogada, Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Sócia da Paim & Furquim Contabilidade, em Gravataí/RS. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados relacionados à gestão de Contratos Públicos, com enfoque específico para a elaboração e análise de planilhas de custos e formação do preço de prestação de serviços e fiscalização de contratos, tendo trabalhado em diversas instituições, entre às quais, podemos destacar Itaipu Binacional, Petrobras, CEMIG, Eletrosul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, Prefeitura Municipal Pinhais/PR, Universidade Federal Fronteira Sul-IFSUL; Caixa Econômica Federal, Banrisul, Poupex, CEMIG, CONAB, Eletrosul, TJ/BA, TJ/TO, TJ/RO, TJ/RR, TJ/MS, TJ/GO, TRE/TO, TRE/MA,TRE/RS, TRE/RJ, TRE/PR; dentre outras. Assessora técnica e articulista para as áreas de Finanças e Licitações do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública, com sede em Porto Alegre/RS. Autora de diversos artigos publicados e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.

DAWISON BARCELOS

Advogado especializado em Licitações e Contratos Administrativos. Professor-colaborador da Escola Nacional de Administração Pública-Enap. Instrutor de cursos e Palestrante em temas relacionados às contratações públicas. Parecerista “ad hoc” da Revista CEJ do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal. Especialista em Direito Público e Pós-Graduando em Gestão Pública. Criador do portal “O Licitante”. É Servidor do Tribunal de Contas da União onde exerceu por vários anos as atividades de Pregoeiro e atualmente integra a Consultoria Jurídica do órgão. Autor e coautor de artigos e livros como “Estatuto Jurídico das Estatais” (Ed. Fórum) e “Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores – Direito Administrativo” (Ed. Revista dos Tribunais).

LUCIANO MARLON

Advogado e Especialista em Direito Administrativo e Civil; Procurador do Município de Curitiba-PR; Ex-Assessor Jurídico do Gabinete da Presidência da Câmara de Municipal de Curitiba; e 11 anos de experiência profissional em escritórios de advocacia, especificamente em Direito Constitucional, Tributário, Administrativo e Civil, com atuação nas áreas de consultoria jurídica, contencioso administrativo e judicial; Presidente da Associação dos Procuradores do Município de Curitiba – biênio 2011/2013; e Membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Procuradores Municipais.

 

FRANCISCO RAMOS MANGIERI

Advogado; Consultor e Professor de Direito Tributário; Pós-graduado em Direito Tributário; Auditor Fiscal na Prefeitura Municipal de Bauru/SP; Ex-Presidente e Ex-Julgador do Conselho de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Bauru; Diretor do Departamento Tributário da Prefeitura Municipal de Bauru/SP; Escritor de livros e artigos jurídicos.

OBRAS PUBLICADAS.

  1. ISS – Teoria, Prática e Questões Polêmicas;
  2. ITBI – Imposto Sobre Transmissões de Bens Imóveis;
  3. SuperSimples Anotado e Comparado – Lei Complementar nº. 123 de 14 de Dezembro de 2006;
  4. ISS sobre Cartórios;
  5. ISS na Construção Civil;
  6. ISS Sobre o Leasing;
  7. Administração Tributária Municipal – Eficiência e Inteligência Fiscal;
  8. Inteligência Fiscal – Estratégias para a apuração e cobrança dos tributos municipais;
  9. ISS sobre o LEASING e os Cartões de Crédito e Débito.

GABRIELLE BEATRIZ BEIRÓ LOURENÇO.

Advogada, consultora e professora com experiência em gestão de políticas públicas, relações federativas, parcerias estratégicas, cooperação na Administração Pública com organizações da sociedade civil e com organismos internacionais, controle interno e externo, licitações e contratos, convênios, contratos de repasse, termo de parceria, termo de colaboração, termo de fomento e acordo de cooperação, termo de execução descentralizada, contratos de gestão, programas de transparência, SICONV, improbidade administrativa e TCE. Atua com Advocacy (agenda, interlocução, políticas públicas e locação de recursos) e compliance (integridade e gestão de riscos). Foi Diretora do Departamento de Gestão de Programas do Ministério do Esporte (2011 – 2013). No Ministério da Justiça, num período de 11 anos (1999 a 2010), trabalhou na Secretaria Nacional de Segurança Pública/Senasp (1999 – 2005), nas áreas de formação, infraestrutura, inteligência, modernização, gestão integrada, projetos de prevenção e repressão, bem como integrou equipe de elaboração da matriz curricular nacional de formação dos profissionais de segurança pública e equipe de auditoria do Sistema Nacional de Segurança Pública. Foi assessora da Assessoria de Cooperação Internacional da Secretaria Especial de Direitos Humanos (2005-2006). Também atuou na Coordenação Geral de Planejamento do Ministério, na Assessoria Especial de Controle Interno e na coordenação jurídica e internacional do Pronasci. Bacharel em Direito com especialização em Direito do Comércio Internacional pela Universidade Católica de Brasília/UCB. Especialização em Direito Público: Constitucional, Administrativo, Tributário e Previdenciário e especialização em prevenção e combate à corrupção (em curso) pelo CERS. É palestrante desde 2007.

EVALDO RAMOS

Pós Graduado em Licitações e Contratos, Bacharel em Direito e Administração de Empresas, atual Diretor de Licitações do Tribunal de Contas da União, onde ocupa desde 2006 o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Dentre suas atribuições profissionais, atua como Pregoeiro, Leiloeiro e Presidente de Comissões Especiais de Licitação. Colaborador do Instituto Serzedelo Correa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública-ENAP, onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos Cursos de Formação e Capacitação de Pregoeiros pelo Brasil.

DELCIO DO CARMO LIMA

Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (BH/MG) e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUCMINAS. Exerceu o cargo de Professor na Graduação de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social na FAP – Faculdade do Baixo Parnaíba – Chapadinha/MA. Professor na Graduação de Administração e Ciências Contábeis da AJES – Faculdades do Vale do Juruena – Juína/MT. Professor de Administração Pública na Pós-graduação da UNABH, Belo Horizonte/MG. Exerceu várias funções nas administrações públicas estaduais e municipais em MG, destacando-se: Secretário Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de Nova Lima, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Modernização Administrativa e Informação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais.

.

JEFFERSON SANTOS LIMA

Advogado, Professor e Consultor em RH, Auditor Lider em Gestão da Qualidade, Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto, Ex-Diretor de Gestão de Recursos Humanos, Consultor Técnico de RH de diversas Prefeituras Municipais do Estado de Minas Gerais.

RONNY CHARLES L. TORRES

Advogado da União, Palestrante, Professor, Mestre em Direito Econômico, Pós-graduado em Direito Tributário, Pós-graduado em Ciências Jurídicas. Membro da Comissão de uniformização de editais, formada pela AGU. Membro do corpo editorial da Revista da Doutrina e Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Já atuou como Consultor Jurídico Adjunto da Consultoria Jurídica da União perante o Ministério do Trabalho e Emprego, como Coordenador-Geral de Direito Administrativo da Consultoria Jurídica do Ministério da Previdência Social. Autor de diversos livros jurídicos e da coluna Direito e Política.

CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN

Engenheiro e Advogado. Dirigente do TCU há 18 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos. Ocupou ainda a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Autor dos livros: OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA (Editora Fórum, 2014, 2ª edição); e GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2015, 2ª edição). Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”. Atuou, por mais de dez anos, no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras industriais e rodoviárias. Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.

VICTOR AMORIM

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Especialista em Direito Público pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor dos cursos de pós-graduação do ILB e IDP. Ex-Presidente da CPL e Ex-Pregoeiro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2007-2010). Ex-Presidente da CPL do Senado Federal (2014-2015 / 2016-2017). Pregoeiro do Senado Federal (desde 2013). Assessor Técnico da Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993), constituída pelo Ato do Presidente do Senado Federal nº 19/2013. Membro da Comissão Permanente de Minutas-padrão de editais de licitação do Senado Federal (desde 2015). Autor da obra “Licitações e Contratos Administrativos: Teoria e Jurisprudência” (Senado Federal).

MARCELINO PEREIRA CRUZ

Graduado em Gestão Pública e Direito pela Faculdade Sul Americana – FASAM, atua como Consultor em diversos municípios do Estado de Goiás, com concentração nas áreas de compras, licitações e contratos. No serviço público, atuou por mais de 10 anos na Prefeitura de Aparecida de Goiânia/GO, exercendo os cargos de Analista de Processos Licitatórios, Presidente da Comissão de Licitações, Pregoeiro, Presidente da Comissão do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), e Coordenador de Registro de Preços.

EDMILSON RODRIGUES CABRINHA

Economista, Contabilista, Especialista em Planejamento Estratégico, Especialista em  Direito Administrativo e Municipal, Especialista  em Auditoria e Gestão Governamental, MBA em Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Público, foi Coordenador Geral de Contabilidade, Coordenador e Presidente da Comissão de Licitações e Contratos e Secretário de Controle Interno do Município de Aparecida de Goiânia e presta serviços de consultoria na área de Gestão Pública e sistema de controle interno em  vários Municípios do Estado de Goiás e Tocantins. Sócio da empresa Excelência Gestão Governamental.

JOÃO BOSCO R. FERREIRA

Bel. em Ciências Contábeis; Graduando em Direito; MBA em Contabilidade Governamental; É Analista/Perito do Ministério Público da União (MPU); Atuou no Ministério Público Federal – MPF, no Gabinete do Procurador Geral da República – PGR, desde de 2007, em diversas investigações e inquéritos envolvendo desvios de recursos públicos e processos criminais de Deputados Federais, Senadores, Governadores de Estados e Conselheiros de Tribunais de Contas, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato na Procuradoria Geral da República (PGR)/Supremo Tribunal Federal (STF)/Superior de Tribunal de Justiça (STJ); Foi Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO); Exerceu atividades de auditoria governamental no Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Atuou como Instrutor Interno de convênios públicos no Governo do Estado da Bahia; É instrutor em nível nacional de convênios públicos, contratos de gestão e termos de parceria por mais de 17 anos.

PAULA PEREIRA DA CUNHA

Bacharel em Direito pela Uni-Anhanguera, Especialista em Direito Público, Direito Administrativo e em Direito Previdenciário. Ex – Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. Atualmente Secretária de Atos de Pessoal no TCM/GO.

JORGE ABRÃO

Graduado em Administração, MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas; Possui Certificação Profissional ANBIMA CPA-10. Atua no segmento bancário, é professor, consultor e possui vasta experiência em Excel e no desenvolvimento de ferramentas gerenciais; Desde 2005, através da internet atende diversas empresas e profissionais por todo o Brasil. Também possui experiência profissional em concessionárias, órgãos públicos, e rede de cursos profissionalizantes. É convidado a ministrar diversos cursos sobre o Excel.

MURILO JACOBY FERNANDES

Advogado, Consultor, Professor e Diretor Presidente do Instituto Protege. Foi servidor público federal concursado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde exerceu as funções de Pregoeiro, Membro de Comissão Permanente de Licitação, Chefe do Setor de Editais, Adjunto do Diretor de Material e Patrimônio, responsável pelas contratações diretas. Tem experiência na área do Direito Administrativo, atuando principalmente na elaboração de regulamentos de licitação e contratos e no acompanhamento de processos licitatórios.

JACOBY FERNANDES

Mestre em Direito Público, Professor de Direito Administrativo, Escritor, Consultor, Conferencista e Palestrante. Ao longo de sua carreira no serviço público, dentre outros foi Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF. É autor de vários livros publicados na área de licitações e contratos e dos Manuais de Gestão de Contratos do TSE, TRE-SP e STJ. Possui experiências em normatização, tendo sido contratado direta e indiretamente: Redator do anteprojeto da nova lei de licitações do colégio de SPOA’s – Subsecretários de Planejamento Orçamento e Gestão dos Ministérios. Obs.: o anteprojeto foi utilizado pelo Congresso Nacional para elaborar o Projeto de Lei n° 146, do qual foi um dos notórios convidados a examiná-lo; Foi relator do Manual de Gestão de Contratos Administrativos da Justiça Eleitoral; Foi relator da proposta de anteprojeto de Lei Nacional de Controle Interno; Foi relator do Manual de Gestão de Contratos Administrativos do STJ; Sugeriu ao Governo federal, no âmbito do Comitê Nacional de desburocratização norma estabelecendo a inversão do ônus da prova do cidadão perante a Administração Pública, que gerou o Decreto federal 6.932.

JOSÉ CARLOS BARONI

Advogado especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor universitário na área de direito público; Exerceu cargos de chefe de gabinete, Diretor Administrativo e Controlador Interno em Administrações Municipais; Assessor Legislativo em Câmara Municipal, Presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos; Gerente Administrativo do CEPAM – Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/Sp; Membro de Várias Comissões e Grupos de Trabalho Envolvendo Questões Especificamente da Administração Pública, tais como reforma Administrativa, Plano de Cargos e Salários, Elaboração de Revisão de Leis Orgânicas e Regimentos Internos de Câmaras Municipais; Membro de Comissões de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar; Membro do Conselho de Administração do IBRAP onde também é Professor, Parecerista e Palestrante por quase duas décadas; Consultor Autônomo na Área Administrativa, Financeira e Parecerista Jurídico na Seara Pública; Autor dos Livros: ” Defesa Nos Tribunais De Contas – Modelos Completos”, ” O Sistema De Registro De Preços – Teoria E Prática Na Implantação E Utilização”, ” O Pregão em Perguntas e Respostas” e ” Licitação Na Modalidade Convite”, Editora IBRAP.

MILTON MENDES BOTELHO

Professor, Autor, Auditor, Especialista em Administração Pública Municipal pela Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo; Especialista em Direito Público pela FADIVALE; Sócio-Diretor da LOGUS Assessoria e Consultoria Pública; Especialista em Processo e Técnicas Legislativas – ESAF, Autor dos livros “Manual de Controle Interno – Teoria & Prática” Editora Juruá; Manual Prático de Controle Interno na Administração Pública Municipal – Juruá – 2014; “Gestão Administrativa, Contábil e Financeira do Legislativo Municipal – Editora Juruá”. Patrimônio Público Municipal – Juruá – 2014. Ex-Controlador Geral do Município de Ibatiba-ES, Auditor da Prefeitura Municipal de Itabirinha-MG, Controlador Geral do Município de Galiléia-MG, Professor do IPOG, UNIPUBLICA, Coordenador de cursos na área de Administração Pública Municipal. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (2013-2015). Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis.

MARCO AURÉLIO BATISTA DE SOUSA

Graduado em Direito. Pós-Graduado em Direito Processual Civil (Universidade Gama Filho), em Direito Constitucional e Administrativo (Faculdade Fortium), em Direito Público (Faculdade Fortium) e em Gestão e Políticas Públicas (Faculdade Araguaia). Auditor de Controle Externo na Secretaria de Licitações e Contratos – TCM/GO.

Vinícius Bernardes Carvalho

Graduado em Direito. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil (Faculdade Dom Bosco), Gestão e Políticas Públicas, Planejamento Tributário, Auditoria e Controladoria (Faculdade Araguaia). Auditor de Controle Externo – Área Jurídica – TCM/GO e atualmente Secretário de Licitações e Contratos no TCM/GO.

Paulo Cesar Caldas

Advogado formado pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/GO; Auditor-Substituto Aposentado do TCM/GO; Professor convidado do IDAG, Atame, Cesut/Jataí, Escola de Governo do Estado de Goiás, Escola de Contas do TCM/GO e da Excelência Educação; Facilitador em cursos de capacitação na área de Pessoal, Serviço Público, Previdência Pública, Gestão Municipal na Saúde, Educação e outros; e palestrante em mais de cem seminários e encontros regionais do TCM/GO, UVG e AGM. Sócio da Sociedade Civil Pinheiro e Bretas Advocacia, Consultoria e Assessoria Jurídica.

Rodrigo Souza Zanzoni

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Auditoria e Gestão Governamental pela PUC/GO. Foi Auditor da Controladoria-Geral da União; Professor das Faculdades Alves Faria – ALFA/Goiânia; Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas do TCM/GO; e Atualmente é Chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.

Roberto de Carvalho Coutinho

Mestre em Administração de Empresas pela Huron University de Londres, Inglaterra. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-GO. Consultor Certificado em Sistemas de Gestão Empresarial das empresas SAP, Microsoft e Microsiga, São Paulo; e Auditor Interno da Qualidade pelo Bureau Veritas, Rio de Janeiro. Gerente de Projetos (ERP SAP) da AlbaSpectrum – São Paulo; Gerente de Projetos e Consultor de Implantação  da Keyplan Consultoria – Goiânia e Recife; Gerente de Operações na Companhia de Navegação da Amazônia – Belém e Manaus; Analista de Controle Externo na Diretoria de Planejamento e Implementação de Sistemas do TCM/GO e Atualmente é Superintendente de Gestão Técnica do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.

MARCOS ANTONIO BORGES

Auditor Substituto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Professor da Excelência Educação. Especialista em Contabilidade Pública e em Auditoria Governamental. Graduado em Matemática e Pós-Graduado em Análise Matemática, foi professor da PUC-GO por quase 20 anos. Foi Analista de Contas do TCM-GO de 1982 a 2011 e coordenou naquela instituição a implantação do Sistema de Processamento Eletrônico das Contas dos municípios jurisdicionados. Ministrou a disciplina LRF na ESAF, do Ministério da Fazenda, na ENAP, do Ministério do Planejamento, na pós-graduação do IDAG (Instituto de Direito Administrativo de Goiás) e na pós-graduação ATAME (Brasília e Goiânia). Indicado pela ATRICON (Associação dos Tribunais de Contas do Brasil) e IRB (Instituto Rui Barbosa) membro do Grupo Técnico Nacional que discutiu a elaboração do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público) coordenada pela STN.

TATIANA CAMARÃO

Assessora Especial da Presidência do TJ/MG. Diretora do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Coautora dos livros: Termo de Referência, Gestão e Fiscalização de Contratos, Processo Administrativo, todos da Editora Fórum; e Manual Prático do Pregão pela Editora Mandamentos.

RENATO FENILI

Diretor da Central de Compras da Câmara dos Deputados. Gerente da área temática de Licitações Sustentáveis, na Câmara dos Deputados. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UNB. Pós-graduado (especialização) em Gestão de Materiais e Patrimônio. Colaborador junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela reestruturação do curso de Gestão de Materiais e Patrimônio oferecido por aquela Instituição. Palestrante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), desde 2013. Autor das obras Boas Práticas Administrativas em Compras e Contratações Públicas (Impetus, 2015) e Gestão de Materiais (ENAP Didáticos, 2015). Professor de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração Geral e Pública e Licitações e Contratos Administrativos. Docente em cursos de Pós-Graduação no Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas. Pesquisador, vinculado à Universidade de Brasília, nas temáticas inovação, cultura, práticas sociais e desempenho. Ex-oficial da Marinha do Brasil.

DRa. CRISTIANE ROMANO

Fonoaudióloga formada pela Universidade de Franca (SP). Mestre e Doutora em Expressividade – USP. Pós-graduada em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC, Belo Horizonte) e Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Pós-graduada em Gestão e Estratégia em Marketing pela PUC Minas. Coach formada pelo Instituto de Coaching com Certificação Internacional pela European Coaching Association (ECA) e Global Coaching Community (GCC). Gestora Coach pela UP Soluções e IPOG. Executive Coaching pela da Universidade de Ohio, EUA. Business and Executive Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Formação em Treinamento Comportamental pela Massaro Ogata Consultores. Palestrante Internacional, Pesquisadora e amante do tema Oratória, Comunicação interpessoal e expressividade oral há 17 anos. Mais de 15.000 pessoas treinadas no Brasil e outros países. Docente da disciplina de “Coaching nas Organizações” da Pós-Graduação de Gestão de Pessoas do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto, SP). Docente da disciplina “Comunicação em Cuidados Paliativos” no Instituto Pinuslongea (São Paulo). Pertenceu ao projeto Pró Administração da FEA/USP, e também responsável pela disciplina “Expressividade Oral dos Professores em sua Formação”. Atuou como Docente da disciplina “Comunicação Empresarial e Coaching nas Organizações” da Pós-Graduação PUC Minas. Autora do Livro “Coaching Communication® – aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em você”. Coautora dos livros “Ser + em Comunicação”, “Ser + em Atendimento” e “Distúrbios da Comunicação, Docência em Administração de Empresas”. Ministrante do curso de Oratória e Comunicação Estratégica da USP Ribeirão Preto (SP). Palestrante CBTD 2014. Congressista nacional e internacional. Treinou várias empresas, como Sicoob, Ministério dos Transportes, Aperam, Morumbi Shopping, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Bosch, entre outras. Treinadora de vários políticos e executivos renomados pelo Brasil.