Chame no Whatsapp

Um líder nasce pronto ou se desenvolve?

Um líder nasce pronto ou se desenvolve? | Excelencia Educação

Quando olhamos para o universo de pessoas, normalmente encontrarmos algumas que parecem ser naturalmente beneficiadas de mais habilidades de liderança do que outras, fazendo surgir a ideia que líderes nascem prontos. Mas e aí, será que esta ideia é realmente correta?

Inicialmente é importante compreender o conceito de liderança e quais são as principais habilidades de um líder. Segundo Altounian et al [1] (2019, p.117) liderança é a

“…capacidade de um profissional ou grupo de pessoas alcançarem resultados desafiadores, de forma sustentável, e por meio da coordenação de um trabalho em equipe.”

O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização sempre explorando de cada membro da equipe os seus pontos fortes. 

Quando falamos de liderança, precisamos ter em mente que é um processo de influência social, que maximiza os esforços dos outros, para o alcance de um objetivo.

Elementos importantes para um líder

Valendo destacar aqui alguns elementos importantes:

  • A liderança origina-se da influência social, não da autoridade ou poder;
  • A liderança requer outros, e isso implica que eles não precisam ser subordinados diretos;
  • Nenhuma menção a traços de personalidade, atributos ou até mesmo um título. Existem muitos estilos, muitos caminhos, para uma liderança eficaz;
  • Inclui um objetivo, não uma influência sem resultado pretendido.

De modo simplificado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados pela empresa.


[1] ALTOUNIAN, Cláudio Sarian; CAVALCANTE, Rafael Jardim; COELHO, Sylvio Kelsen. Empresas Estatais: governança, compliance, integridade e contratações: os impactos da Lei nº13.303/2016 – 230 questões relevantes. Belo Horizonte: Fórum, 2019. 334p.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também

Rolar para cima