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Planejamento pessoal e o dilema do tempo: Gestão x Execução

Um dos maiores desafios do planejamento pessoal é saber administrar o tempo. Como o líder geralmente vem de uma atividade técnica, ele estava habituado a executar, colocar a mão na massa. Agora, no entanto, ele tem como principal papel planejar, repassar muitas tarefas para sua equipe e gerir as pessoas, a tarefa e as estratégias com foco no alcance das metas.

Desta forma, o líder se depara com seu primeiro dilema, gerenciar seu tempo pessoal e conciliá-lo com a liderança das pessoas, gestão dos processos e a execução das tarefas por parte de sua equipe

Um bom gerenciamento de tempo requer uma mudança do foco que se dá tanto para atividades quanto para resultados. Muitas pessoas associam o “estar ocupado”, “estou numa correria” com produtividade. Se você se sente assim, tome cuidado, você pode na verdade não estar sendo eficaz.

Quantas vezes você passou o dia começando diversas tarefas sem conseguir concluir nenhuma, ou, caso as tenha concluído, sentiu que poderia ter feito melhor? Isso acontece justamente porque, de maneira geral, estamos acostumados a ter de dividir nossas atenções com o variado número de tarefas que surgem em nossa rotina. Sabemos que isso vale para todos e que, no atual mundo corporativo, precisamos pensar e agir rapidamente. Contudo, se temos de apagar incêndios ou se precisamos resolver tudo “para ontem”, podemos usar o tempo a nosso favor.

As três regras de ouro do gerenciamento de tempo são:

  1. O gerenciamento de tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;
  2. O gerenciamento de tempo está relacionado ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua agenda;
  3. O gerenciamento do tempo gasto na vida profissional visa beneficiar também todas as outras áreas da sua vida.

Fazer o gerenciamento de tempo, portanto, não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. É o que chamamos de fazer mais com menos.

Uma boa forma de iniciar o planejamento, é seguir as dez estratégias para um gerenciamento de tempo eficaz.

[1] Veja a seguir:

  1. Delegue as tarefas;
  2. Priorize o trabalho;
  3. Fuja da procrastinação;
  4. Agende as tarefas;
  5. Evite o estresse;
  6. Defina prazos;
  7. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo;
  8. Comece cedo;
  9. Faça pausas;
  10. Aprenda a dizer não.

Então, antes de sair fazendo um planejamento pessoal às pressas, entenda que tudo começa por organização. Portanto, o segredo é organizar suas tarefas e usar o seu tempo de maneira eficiente a fim de cumprir também as atividades não planejadas que surgirem.

Ednilson Alves

Especialista em Estratégias Empresariais e Licitações


[1] CAMARGO, R. F. Estratégias para uma gestão do tempo eficaz: aprenda a fazer um gerenciamento do tempo que atue a seu favor. Treasy, mar. 2017. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/estratégias-para-gestão-do-tempo. Acesso em: 12/12/2019.

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