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Por que Dominus
Metodologia
Paideias
BLOG
Por que Dominus
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Encontros presenciais em Goiânia, Goiás
Sextas-Feiras (18h às 22h) e Sábados (08h às 18h)
Serão 11 disciplinas durante todo o programa.
Na formação de profissionais em gestão pública, a Excelência Educação vem capacitando servidores públicos de todo o país, com ênfase em contratação pública, que se mostra como uma das áreas mais importantes capaz de movimentar a Administração Pública, pois, além do valor estratégico, o processo mobiliza toda a organização e o ciclo socioeconômico.
No atual contexto, onde o líder público busca uma transformação, tentando quebrar a imagem preconizada de ineficiência e burocracia, para assim, vir a consagrar uma nova gestão pública, construímos um projeto inovador para destacar e impactar sua carreira profissional no servidorismo público.
Nesse sentido, o DOMINUS destina-se aos profissionais que desejam aprofundar o autoconhecimento e construir um plano de desenvolvimento pessoal e profissional como um líder em compras públicas, aprimorando competências para exercer influência e promover mudanças e encarar os desafios, tais como as habilidades de relacionar, liderar, comunicar, agir, governar, planejar, responsabilizar, estudar, criar, dialogar, refletir e decidir.
Habilidades pessoais e profissionais são características de cada indivíduo, mas, ser um gestor público de Excelência é garantir que estas habilidades caminhem em conjunto, o DOMINUS é nova forma de refletirmos a gestão pública, e é fundamental que ela seja pensada, articulada e executada por profissionais que não tenham apenas conhecimento, experiência e visão estratégica, mas que possuam também uma alta performance como indivíduo, como um verdadeiro novo modelo de mestre.
Os gregos conceberam bem no início de sua civilização uma forma de educar que permitiu a evolução do pensamento educacional ocidental. Eles deram ao mundo um dos conceitos basilares da Filosofia da Educação – o de Paidéia.
Para compreendermos o conceito grego de Paidéia, há que se retroceder à educação aristocrática dos tempos homéricos. Naquele então, ela corresponderia aos métodos utilizados para assegurar a transmissão às sucessivas gerações, daqueles valores e conhecimentos considerados essenciais – que servem de fundamento à sociedade. Como ocorre frequentemente com outras palavras derivadas do grego, Paidéia é mais que um vocábulo – é toda uma conceituação que nos permite traçar os momentos iniciais do pensamento educacional grego com ênfase nos aspectos práticos da instrução e da especialização.
Mas o que Paidéia tem a ver com o Dominus?
Dominus, quer dizer senhor ou mestre (em português), foi um título honorífico dado como sinal de estima e consideração às pessoas respeitáveis no ocidente em vários contextos e com vários significados. Na antiga Grécia, foi através da Paidéia que se formaram grandes homens nobres, ou seja, Dominus (mestres), pois eram formados numa visão educacional, social e política gregas, que os faziam merecedores de tal título.
Baseada neste conceito, a Excelência Educação através deste programa dividido em paidéias, irá formar um verdadeiro Dominus preparado para alcançar objetivos pessoais e profissionais dentro e fora das organizações, potencialmente reconhecidos por seu conhecimento técnico, habilidades humanas e capacidade de inspirar novos líderes e liderados.
Planejamento e acompanhamento individual, oficinas em grupo, exposição presencial do tema por profissionais atuantes na área de Licitações e Governança pública, complementada por exemplos e atividades práticas bem como as formas de implantação e atuação.
Desenvolver habilidades pessoais e profissionais. Conhecer as melhores práticas em licitações e Governança pública, seus benefícios, bem como o papel dos agentes públicos; Discutir os principais instrumentos que auxiliam no bom funcionamento dos procedimentos licitatórios; Instruir como apoiar a administração em relação à eficiência de controles, à transparência, à ética, à responsabilidade pública, bem como em hipóteses de conflitos de interesses e as vantagens de aprimorar a área de contratações.
Membros de Comissão de Licitações, Pregoeiros, Assessores Jurídicos, Gestores e Agentes públicos interessados no desenvolvimento pessoal e profissional através das melhores ferramentas e práticas de gestão e governança pública.
1° – Conceito do programa, Planejamento do desenvolvimento pessoal e profissional
Conceito e Filosofia da Educação Grega.
Princípios de autoconhecimento.
Ferramentas de autoconhecimento.
Missão, visão e valores pessoais e profissionais.
Planejamento pessoal e profissional.
Alta performance, gestão do tempo e resultados.
Análise, tipos e mapeamento de lideranças.
Swot pessoal e empresarial.
A construção da liderança pública.
Relações humanas e seus impactos na liderança.
Liderança pública X Gestão pública.
Habilidades de um líder público.
Técnicas e ferramentas aplicadas em liderança.
Desafios do engajamento de pessoas na administração pública.
3° – Comunicação de Excelência
Valor da Comunicação.
Comunicação verbal (escrita, oral).
Comunicação não Verbal (gestos, corpo, imagem e etc.)
Comunicação Assertiva.
Oficina de código, estilo e Imagem.
Oficina de Oratória aplicada a gestão pública.
Oficina de “Como falar em público” aplicado a Gestão pública.
Ética e conduta.
Habilidade correlatas ao ato de decidir.
Habilidades correlatas aos atos “Negociais”.
Qualidades morais públicas.
Tempo, valor e qualidade.
Função das compras públicas.
Marco regulatório.
Aquisição por licitação.
Aquisição sem licitação.
Procedimentos e fluxo das compras públicas.
Conceitos – Governança e boa Governança.
Funções e níveis da Governança
Tipos de Governança.
Princípios, ferramentas e estrutura da Governança.
7° – Instrumentos de aplicação da Governança Pública
Compreensão e discussão dos instrumentos de aplicação da Governança como Regimentos, Políticas e Controles Internos e sua abrangência.
Melhores formas de aplicação e monitoramento. Revisões periódicas.
Formalização de Políticas.
8° – Planejamento nas aquisições
O Ciclo das licitações e contratações públicas.
Histórico Brasileiro.
Identificação da demanda.
Especificação do objeto: Termo de Referência e Projeto Básico Recursos financeiros.
Especificidade do planejamento das obras públicas.
Riscos e contigências nos processos licitatórios.
Inovações nas contratações.
9° – Responsabilização de agentes públicos
O sistema jurídico de imputação de responsabilidade.
Tipos de processos de responsabilização nos tribunais de contas.
Espécies de responsabilidade.
Hipóteses de responsabilização do particular.
Quais agentes públicos podem ser responsabilizados e por quais atos.
O que deve ser observado pelos Tribunais de Contas na caracterização do fato ilícito.
Como os tribunais de Contas devem avaliar a conduta por ação ou por omissão.
Como se aplica ao Tribunais de Contas os critérios para avaliação da culpa.
Critérios específicos para avaliação da culpa do superior hierárquico.
Nexo de causalidade.
Circunstâncias que podem isentar o agente público de responsabilidade.
Causas que justificam a não aplicação de sanções.
Causas que impedem a aplicação de sanção.
Responsabilidade do agente político, do dirigente máximo, do controle interno, das pessoas jurídicas e dos pareceristas jurídicos e técnicos.
Responsabilidade dos vários agentes que atuam em licitações e contratos, inclusive de obras públicas, desde a abertura do processo licitatório até o recebimento definitivo do objeto.
Responsabilidade decorrente de recursos repassados mediante convênio no tocante aos agentes dos órgãos concedentes e convenentes, do prefeito e de seu sucessor, e do omisso no dever de prestar contas.
Critérios para a imposição de sanções pelos tribunais de contas.
10° – Melhores Práticas na condução das licitações (Estudos de caso)
Diagnóstico das compras públicas no Brasil.
Compras públicas e a tecnologia.
A dosimetria das sanções administrativas a fornecedor.
Novo enfoque ao planejamento de compras.
Desafios para a Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Fomento à participação de Micro e Pequenas Empresas nas Compras Públicas: Impactos da Lei Complementar n°147/2014.
Estimativa de preços em compras públicas: Desafios e medidas para obtenção de melhores resultados.
Sistemas de registro de preços.
Avanços e Perpectivas nos processos de Compras por intermédio da administração de material.
RDC e Lei das Estatais.
Gerenciamento de Riscos, tomada de decisão e transparência.
História de vida.
Caminhos e desafios enfrentados.
Passo a passo da construção de uma carreira.
Decisões Importantes.
Mudanças necessárias.
Como manter os altos padrões de resultado
Almoço com o Mestre.
0120 e 21/03
Planejamento Des. Pessoal e Profissional
Profa. Carla dos Anjos
02
27 e 28/03
Liderança Pública / Comum. Não verbal
Prof. Ednilson Alves
03
17 e 18/04
Comunicação de Excelência
Prof. Silvano Beroli
04
24 e 25/04
O agente público / O setor de aquisições
Prof. Fabricio Mota / Prof. Renato Fenili
05
15 e 16/05
Governança / Instrumentos de Gov. Pública
Prof. Ednilson / Prof. Claudio Sarian
06
22 e 23/05
Planejamento das Contratações
Profa. Tatiana Camarão
07
29 e 30/05
Responsabilidades / Controle Externo: Tribunais / Melhores Práticas
Prof. Rodrigo Zanzone e Profa. Marcela
08
05 e 06/06Melhores Práticas / Encontro
Programação Especial
Mestre em Psicologia, MBA em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, MBA em Liderança Integral e Gestão Organizacional, Especialização em Diagnóstico e Gerenciamento de Recursos Humanos, Graduação em Psicologia. Formações em Coaching, Hipnose, Meditação. Atuação como instrutora de treinamentos e consultora em RH desde 2000. Atualmente está como professora convidada do IPOG e Coordenadora da Unidade de Gestão de Pessoas do SEBRAE/GO.
Certificado pela Carnegie Academy de Nova Yorque em: Comunicação Eficaz, Apresentações Públicas de Alto Impacto, Vendas e Negociações, Relações Humanas e Liderança. Certificado pela Innermetrix Brasil: Master trainer em análise de perfil comportamental. Experiência:15 anos como associado da trainer e mástertrainer da Dale Carnegie Training Brasil. 06 anos como associado da Dale Carnegie Training dos Estados Unidos da América. Professor do Curso de extensão universitária Comunicação Genial – PUC/Maringá-PR. Criador dos Programas de desenvolvimento pessoal e liderança. Co-criador do Programa de Comunicação Eficaz e Apresentações Públicas de Alto Impacto.
Conselheiro do TCM/GO. Ex – Procurador do Ministério Público de Contas (MPC-TCM/GO). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA. Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutor em Direito do Estado (USP) e Mestre em Direito Administrativo (UFMG).
Secretário-Adjunto de Gestão do Ministério da Economia, Ex – Diretor da Central de Compras da Câmara dos Deputados. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UNB. Pós-graduado (especialização) em Gestão de Materiais e Patrimônio. Colaborador junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela reestruturação do curso de Gestão de Materiais e Patrimônio oferecido por aquela Instituição. Palestrante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), desde 2013. Autor das obras Boas Práticas Administrativas em Compras e Contratações Públicas (Impetus, 2015), Gestão de Materiais (ENAP Didáticos, 2015). Governança em Aquisições Públicas (Impetus, 2015). Professor de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração Pública, Licitações e Contratos Administrativos. Docente em cursos de Pós-Graduação no Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas. Pesquisador, vinculado à Universidade de Brasília, nas temáticas inovação, cultura, práticas sociais e desempenho. Ex-oficial da Marinha do Brasil.
Engenheiro e Advogado. Dirigente do TCU há 18 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos. Ocupou ainda a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Autor dos livros: OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e O RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA (Editora Fórum, 2014, 2ª edição); e GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2015, 2ª edição). Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”. Atuou, por mais de dez anos, no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras industriais e rodoviárias. Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.
Assessora Especial da Presidência do TJ/MG. Diretora do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Coautora dos livros: Termo de Referência, Gestão e Fiscalização de Contratos, Processo Administrativo, todos da Editora Fórum; e Manual Prático do Pregão pela Editora Mandamentos.
Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (concursado, desde de 2010) e atual Chefe de Gabinete da Presidência da Corte, na qual exerceu a função de Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas do TCMGO (2011-2016). No período de 1994 a 2008 foi Servidor Público Federal concursado da Carreira de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal e em Goiás. Professor de Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e Auditoria Governamental e de Gestão em cursos de extensão, capacitação, graduação e pós-graduação de Ciências Contábeis e Administração (Pública) em instituições de ensino superior de Goiás e do Distrito Federal desde 2001. Professor convidado da Universidade Federal de Goiás para cursos de pós-graduação em políticas e gestão do setor público (2015 – 2017). Atuou como Coordenador dos Cursos de Graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração Pública das Faculdades Alves Faria (ALFA) e, posteriormente, como Diretor desta instituição de ensino superior (2004-2011). Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Auditoria e Gestão Governamental e em Administração Pública para Controle Interno e Externo.
Advogada atuante na área de Direito Público, em especial, Direito Administrativo, Direito Urbanístico e Terceiro Setor. Mestre em Direito pela USP Graduada em Direito pela UFG e Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá.
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