07 e 08 de Outubro de 2024.
GOIÂNIA - GO

CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO – Conforme a Lei n.º 14.133/2021.

Análise jurídica da Fase interna da licitação, do Pregão Eletrônico e SRP, da Contratação Direta, da Execução Contratual e do Procedimento Sancionador.

Curso Background

Sobre o curso

Descrição

A Assessoria e Consultoria Jurídica em Licitações e Contratos desempenham um papel estratégico nas Administrações Públicas, assegurando a conformidade dos processos de contratação com as normas vigentes. Com a promulgação da Lei nº 14.133/2021, que introduziu inovações nas regras de licitações e contratos administrativos, destaca-se ainda mais a relevância desses profissionais.

Essa responsabilidade demanda uma atuação mais especializada, fornecendo interpretações precisas e orientações jurídicas fundamentadas para garantir a conformidade e contribuir para a qualidade das decisões administrativas.

Portanto, é essencial que esses profissionais estejam atualizados para lidar com essas mudanças. Nesse contexto, desenvolvemos este curso com o objetivo de capacitar e atualizar Assessores e Consultores Jurídicos, preparando-os para atuar em conformidade com a nova legislação.

Objetivo

  • Proporcionar uma compreensão aprofundada da legislação vigente relacionada a licitações e contratos, incluindo as atualizações mais recentes, em especial a Lei nº 14.133/2021;
  • Capacitar os participantes para interpretar corretamente as normas e aplicá-las de maneira eficaz no âmbito prático, garantindo a conformidade legal dos processos;
  • Preparar os profissionais para lidar com as inovações e atualizações constantes na legislação, assegurando que estejam sempre atualizados;
  • Desenvolver habilidades para fornecer interpretações precisas e orientações jurídicas fundamentadas, contribuindo não apenas para a conformidade legal, mas também para a qualidade das decisões administrativas;
  • Refletir a respeito do papel da assessoria jurídica nas licitações e contratações públicas com base na Lei nº 14.133/2021.
  • Capacitar os profissionais a elaborar manifestações consultivas com segurança jurídica, atendendo às demandas da Administração Pública.

Público-Alvo

  • Advogados, Procuradores, Assessores e Consultores Jurídicos;
  • Agentes Públicos que atuam com Licitações e Contratos;
  • Consultores da Administração Pública;
  • Controladores, Auditores e demais Agentes de Controles Interno e Externo;
  • Ordenadores de despesas; e
  • Demais Profissionais envolvidos ou interessados nos procedimentos e práticas de assessoria e consultoria jurídica no âmbito das licitações e contratos administrativos.

16 (dezesseis) horas/aula.
–1° dia: Das 8h às 12h e das 13h às 17h;
–2° dia: Das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Programação

    7h30min às 8h – Credenciamento;
    8h – Inicio – manhã;
    9h30min – Coffe-Break;
    12h as 13h – Almoço Livre;
    13h – Inicio – tarde;
    15h:30min – Coffe-Break;
    17h – Encerramento;

Professores

RENILA BRAGAGNOLI

Advogada e Chefe da Assessoria Jurídica da Presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). Mestranda em Direito Administrativo e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF). Foi Assessora na Subchefia de Análise […]

Local do Curso

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO
(Auditório 4º Andar)
Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO.

Local do Curso CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO – Conforme a Lei n.º 14.133/2021.

Conteúdo Programático

ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE DE ASSESSORAMENTO E CONSULTORIA JURÍDICA.

  1. O papel do Assessor Jurídico;
  2. As espécies de parecer jurídico e seus reflexos;
    2.1 O parecer jurídico nas licitações e contratos;
  1. Requisitos do parecer jurídico;
  2. A responsabilidade do parecerista. Os entendimentos do STF e do TCU;
  3. A análise jurídica das minutas de editais e contratos na Lei nº 14.133/2021;
  4. O assessor jurídico na Nova Lei de Licitações e Contratos;
    6.1 A gestão de riscos e o órgão de assessoramento jurídico;
    6.2 Controle da legalidade;
    6.3Assessoramento de agentes que atuam no processo de contratação;
    6.4Elaboração de minutas padrão;
    6.5 Análise jurídica do processo de contratação;
    6.6 Prováveis impactos da mudança de papel na responsabilização do assessor jurídico;
    6.7 Boas práticas consultivas.

 

A ANÁLISE JURÍDICA DA FASE INTERNA DA LICITAÇÃO.

  1. Abertura do processo administrativo;
  2. Identificação da demanda e a justificativa da contratação;
  3. A indicação da fonte de recursos orçamentários;
  4. Os documentos técnicos e sua aprovação pela autoridade competente;
  5. Análise dos requisitos de competitividade;
  6. Orçamentação: verificação da existência de pesquisa de preços e análise de custos;
  7. O parcelamento do objeto x fracionamento de despesa;
  8. A eleição da modalidade licitatória e o tipo de licitação;
  9. Os critérios de seleção;
  10. A vedação os requisitos que frustrem a competitividade;
    10.1 habilitação jurídica;
    10.2 qualificação técnica;
    10.3 qualificação econômico-financeira;
  1. A existência de mecanismos para aquisição de bens (marca, modelo, amostra e outras certificações);
  2. Minuta de Edital: cláusulas sensíveis;
    12.1 Visita técnica;
    12.2 Conselho profissional;
    12.3 Atestados de capacidade técnica;
    12.4 Consórcio;
    12.5 Cooperativas;
    12.6 Subcontratação;
    12.7 Quadro permanente.

 

O PREGÃO ELETRÔNICO, O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E PANORAMA GERAL DA LEI 14133/21.

  1. Processo Licitatório.
    1.1 O planejamento da contratação;
    1.2 A cotação de preços;
    1.3 A utilização da modalidade;
    1.3.1 Bens e serviços comuns;
    1.3.2 Utilização do pregão pelas Estatais;
  1. O Sistema de Registros de Preços;
    2.1 O procedimento auxiliar;
    2.2 Os limites de adesão;
    2.3 Ata x contrato;
    2.3.1 A validade da ata;
    2.3.2 A vigência do contrato;
    2.3.3 Aditivo no contrato;
    2.3.4 Vedação à alteração nos quantitativos registrados em ata;
  1. Panorama geral da Lei 14.133;
    3.1 Contextualização. Definições. Inovações. Procedimentos.

 

O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DIRETA, DISPENSA ELETRÔNICA E CREDENCIAMENTO.

  1. Dispensa x inexigibilidade de licitação;
  2. Licitação deserta x licitação fracassada;
  3. A dispensa em razão do valor;
    3 2.1 A prorrogação de prazo na contratação por dispensa em razão do valor;
  1. A dispensa emergencial;
    4.1 A prorrogação de prazo na contratação emergencial;
  1. Outras hipóteses de dispensa de licitação;
  2. A inexigibilidade de licitação;
    6.2 Os atestados de exclusividade;
    6.2 Serviços técnicos especializados;
    6.3 Notória especialização;
  1. A instrução do processo;
    7.1 Situação emergencial/calamitosa que justifique a contratação;
    7.2 Justificativa da escolha do fornecedor;
    7.3 Justificativa do preço;
  1. Questões relevantes sobre a dispensa eletrônica;
  2. Aspectos do credenciamento.

 

A EXECUÇÃO DO CONTRATO.

  1. Aspectos gerais;
    1.1 Manutenção das condições de habilitação;
    1.2 Termo aditivo;
    1.3 Apostilamento;
  1. Alterações contratuais de valor/planilha;
    2.1 O limite de 25% e de 50%;
    2.2 A vedação à compensação;
    2.3 A alteração superior a 25%;
    2.4 Complementação da caução;
  1. Alteração de prazo;
    3.1 Justificativa;
    3.2 Recursos financeiros;
  1. Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro;
    4.1 Reequilíbrio econômico-financeiro;
    4.2 Repactuação;
    4.3 Reajustamento;
  1. Alterações consensuais;
  2. A rescisão contratual.

 

O PROCEDIMENTO SANCIONADOR.

  1. Aspectos gerais;
  2. Tipo de sanções;
  3. Proporcionalidade da pena;
  4. Contraditório e ampla defesa.

 

Incluso

Material de Apoio Exclusivo

01 Exemplar da Lei nº 14.133/2021

04 Coffee Break’s

Certificado de Participação (Digital)

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financeiro@excelenciaeducacao.com.br


DA PARTICIPAÇÃO NO CURSO:

  1. Garanta a sua presença por meio da inscrição antecipada em nosso site.
  2. A Excelência Educação confirmará o curso até 10 (dez) dias antes da data de realização, proporcionando tempo para que você tome as medidas necessárias para comparecer (transporte, hospedagem e etc).
  3. Por favor, observe que a CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO será efetuada somente após o envio da nota de empenho, autorização/ordem de serviço, ou o efetivo pagamento da(s) inscrição(ões).
  4. AS VAGAS SÃO LIMITADAS! Por isso, assegure a sua participação agindo com antecedência.

RESERVA DE DIREITOS:

  1. A Excelência Educação reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso por falta de quórum ou por motivo de força maior. Ou substituir os professores por questões e razões de ordem supervenientes.

CANCELAMENTO POR PARTE DO INSCRITO:

  1. Em caso de necessidade de cancelamento por parte do inscrito, solicitamos que seja realizado com 03 (três) dias úteis de antecedência a data do curso. (Prazo hábil para não confeccionar o seu material e demais confirmações).
  2. Após esse prazo, a opção disponível será a substituição do participante ou a solicitação de carta de crédito correspondente ao valor da inscrição.

INCLUSO NA INSCRIÇÃO:

  1. Sua inscrição inclui o material didático e de apoio, coffee-break (manhã e/ou tarde) e o certificado de participação digital, requerendo um mínimo de 75% de presença na sala de treinamento.
  2. Não estão inclusas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação do participante.

Próximos Passos

Acompanhe os cards abaixo e siga as instruções para confirmar sua participação em: CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO – Conforme a Lei n.º 14.133/2021.

1

Preencha o Formulário de Inscrição

2

Seu pedido será recebido e Processado

3

Nossa equipe entra em contato e encaminha a documentação

4

Participante solicita emissão da Nota Fiscal

5

Participante encaminha comprovante de pagamento

6

Sua inscrição é confirmada

7

Participante recebe e-mail de confirmação e informações de acesso

Inscreva-se

Investimento

R$1.800,00

por inscrição

Formas de Pagamento: Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)

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CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO - Conforme a Lei n.º 14.133/2021.
07 e 08 de Outubro de 2024.
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CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO – Conforme a Lei n.º 14.133/2021.

Curso Background

A Assessoria e Consultoria Jurídica em Licitações e Contratos desempenham um papel estratégico nas Administrações Públicas, assegurando a conformidade dos processos de contratação com as normas vigentes. Com a promulgação da Lei nº 14.133/2021, que introduziu inovações nas regras de licitações e contratos administrativos, destaca-se ainda mais a relevância desses profissionais.

Essa responsabilidade demanda uma atuação mais especializada, fornecendo interpretações precisas e orientações jurídicas fundamentadas para garantir a conformidade e contribuir para a qualidade das decisões administrativas.

Portanto, é essencial que esses profissionais estejam atualizados para lidar com essas mudanças. Nesse contexto, desenvolvemos este curso com o objetivo de capacitar e atualizar Assessores e Consultores Jurídicos, preparando-os para atuar em conformidade com a nova legislação.

Carga Horária

16 (dezesseis) horas/aula.
–1° dia: Das 8h às 12h e das 13h às 17h;
–2° dia: Das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Objetivo

  • Proporcionar uma compreensão aprofundada da legislação vigente relacionada a licitações e contratos, incluindo as atualizações mais recentes, em especial a Lei nº 14.133/2021;
  • Capacitar os participantes para interpretar corretamente as normas e aplicá-las de maneira eficaz no âmbito prático, garantindo a conformidade legal dos processos;
  • Preparar os profissionais para lidar com as inovações e atualizações constantes na legislação, assegurando que estejam sempre atualizados;
  • Desenvolver habilidades para fornecer interpretações precisas e orientações jurídicas fundamentadas, contribuindo não apenas para a conformidade legal, mas também para a qualidade das decisões administrativas;
  • Refletir a respeito do papel da assessoria jurídica nas licitações e contratações públicas com base na Lei nº 14.133/2021.
  • Capacitar os profissionais a elaborar manifestações consultivas com segurança jurídica, atendendo às demandas da Administração Pública.

Público-alvo

  • Advogados, Procuradores, Assessores e Consultores Jurídicos;
  • Agentes Públicos que atuam com Licitações e Contratos;
  • Consultores da Administração Pública;
  • Controladores, Auditores e demais Agentes de Controles Interno e Externo;
  • Ordenadores de despesas; e
  • Demais Profissionais envolvidos ou interessados nos procedimentos e práticas de assessoria e consultoria jurídica no âmbito das licitações e contratos administrativos.

Local do Curso

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO
(Auditório 4º Andar)
Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO.
Local do Curso CURSO: ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO – Conforme a Lei n.º 14.133/2021.
Programação

7h30min às 8h – Credenciamento;
8h – Inicio – manhã;
9h30min – Coffe-Break;
12h as 13h – Almoço Livre;
13h – Inicio – tarde;
15h:30min – Coffe-Break;
17h – Encerramento;

Professores

RENILA BRAGAGNOLI

Advogada e Chefe da Assessoria Jurídica da Presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). Mestranda em Direito Administrativo e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF). Foi Assessora na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (2021) e Gerente da Procuradoria Jurídica da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2021-2022). Coautora das obras “Compras públicas centralizadas no Brasil” (Ed. Fórum, 2021) e “Terceirização na Administração Pública: boas práticas e atualização à luz da Nova Lei de Licitações” (Ed. Fórum, 2022). Professora de cursos de Pós-Graduação na temática Lei das Estatais e palestrante na área de contratações públicas.

Conteúdo Programático

ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE DE ASSESSORAMENTO E CONSULTORIA JURÍDICA.

  1. O papel do Assessor Jurídico;
  2. As espécies de parecer jurídico e seus reflexos;
    2.1 O parecer jurídico nas licitações e contratos;
  1. Requisitos do parecer jurídico;
  2. A responsabilidade do parecerista. Os entendimentos do STF e do TCU;
  3. A análise jurídica das minutas de editais e contratos na Lei nº 14.133/2021;
  4. O assessor jurídico na Nova Lei de Licitações e Contratos;
    6.1 A gestão de riscos e o órgão de assessoramento jurídico;
    6.2 Controle da legalidade;
    6.3Assessoramento de agentes que atuam no processo de contratação;
    6.4Elaboração de minutas padrão;
    6.5 Análise jurídica do processo de contratação;
    6.6 Prováveis impactos da mudança de papel na responsabilização do assessor jurídico;
    6.7 Boas práticas consultivas.

 

A ANÁLISE JURÍDICA DA FASE INTERNA DA LICITAÇÃO.

  1. Abertura do processo administrativo;
  2. Identificação da demanda e a justificativa da contratação;
  3. A indicação da fonte de recursos orçamentários;
  4. Os documentos técnicos e sua aprovação pela autoridade competente;
  5. Análise dos requisitos de competitividade;
  6. Orçamentação: verificação da existência de pesquisa de preços e análise de custos;
  7. O parcelamento do objeto x fracionamento de despesa;
  8. A eleição da modalidade licitatória e o tipo de licitação;
  9. Os critérios de seleção;
  10. A vedação os requisitos que frustrem a competitividade;
    10.1 habilitação jurídica;
    10.2 qualificação técnica;
    10.3 qualificação econômico-financeira;
  1. A existência de mecanismos para aquisição de bens (marca, modelo, amostra e outras certificações);
  2. Minuta de Edital: cláusulas sensíveis;
    12.1 Visita técnica;
    12.2 Conselho profissional;
    12.3 Atestados de capacidade técnica;
    12.4 Consórcio;
    12.5 Cooperativas;
    12.6 Subcontratação;
    12.7 Quadro permanente.

 

O PREGÃO ELETRÔNICO, O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E PANORAMA GERAL DA LEI 14133/21.

  1. Processo Licitatório.
    1.1 O planejamento da contratação;
    1.2 A cotação de preços;
    1.3 A utilização da modalidade;
    1.3.1 Bens e serviços comuns;
    1.3.2 Utilização do pregão pelas Estatais;
  1. O Sistema de Registros de Preços;
    2.1 O procedimento auxiliar;
    2.2 Os limites de adesão;
    2.3 Ata x contrato;
    2.3.1 A validade da ata;
    2.3.2 A vigência do contrato;
    2.3.3 Aditivo no contrato;
    2.3.4 Vedação à alteração nos quantitativos registrados em ata;
  1. Panorama geral da Lei 14.133;
    3.1 Contextualização. Definições. Inovações. Procedimentos.

 

O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DIRETA, DISPENSA ELETRÔNICA E CREDENCIAMENTO.

  1. Dispensa x inexigibilidade de licitação;
  2. Licitação deserta x licitação fracassada;
  3. A dispensa em razão do valor;
    3 2.1 A prorrogação de prazo na contratação por dispensa em razão do valor;
  1. A dispensa emergencial;
    4.1 A prorrogação de prazo na contratação emergencial;
  1. Outras hipóteses de dispensa de licitação;
  2. A inexigibilidade de licitação;
    6.2 Os atestados de exclusividade;
    6.2 Serviços técnicos especializados;
    6.3 Notória especialização;
  1. A instrução do processo;
    7.1 Situação emergencial/calamitosa que justifique a contratação;
    7.2 Justificativa da escolha do fornecedor;
    7.3 Justificativa do preço;
  1. Questões relevantes sobre a dispensa eletrônica;
  2. Aspectos do credenciamento.

 

A EXECUÇÃO DO CONTRATO.

  1. Aspectos gerais;
    1.1 Manutenção das condições de habilitação;
    1.2 Termo aditivo;
    1.3 Apostilamento;
  1. Alterações contratuais de valor/planilha;
    2.1 O limite de 25% e de 50%;
    2.2 A vedação à compensação;
    2.3 A alteração superior a 25%;
    2.4 Complementação da caução;
  1. Alteração de prazo;
    3.1 Justificativa;
    3.2 Recursos financeiros;
  1. Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro;
    4.1 Reequilíbrio econômico-financeiro;
    4.2 Repactuação;
    4.3 Reajustamento;
  1. Alterações consensuais;
  2. A rescisão contratual.

 

O PROCEDIMENTO SANCIONADOR.

  1. Aspectos gerais;
  2. Tipo de sanções;
  3. Proporcionalidade da pena;
  4. Contraditório e ampla defesa.

 

Incluso

Material de Apoio Exclusivo

01 Exemplar da Lei nº 14.133/2021

04 Coffee Break’s

Certificado de Participação (Digital)

Informações Importantes

* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total.

* A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum.

Política de Cancelamento

1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição.

2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br

3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante.

Investimento

Inscrição

R$1.800,00

* Consulte valor promocional para grupos

Formas de Pagamento

Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)

Dados Bancários

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO E ENSINO LTDA.

CNPJ: 26.855.539/000116
BANCO DO BRASIL
Agencia: 1452-4
Conta Corrente: 65.612-7

Chave Pix

CNPJ: 26.855.539/000116