De 12 a 16 de Julho de 2021.
Online & Ao Vivo

CURSO: CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO.

"Do Zero ao Primeiro Pregão".

Curso Background

Sobre o curso

Descrição

Atualmente, parcela considerável das contratações públicas são formalizadas por meio de licitação na modalidade PREGÃO. Seja na forma presencial ou eletrônica são inúmeras as vantagens por ela propiciada (celeridade, economicidade, dentre outras).
Nos últimos anos ocorreu uma série de mudanças no regime das contratações públicas, o que consequentemente tem exigido cada vez mais a capacitação contínua do pregoeiro e equipes de apoio.
Com enfoque prático, esse curso irá capacitar os participantes do zero ao primeiro pregão, de forma à gerar contratações mais seguras e vantajosas à administração pública, à luz da legislação aplicada, e adequado à serenas decisões dos órgãos de controle. Capacitações como esta, estão previstas em diversos acórdãos e recomendações expedidas pelos Tribunais de Contas.

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar os participantes à atuar como pregoeiros, apresentar as melhores técnicas e uma visão prática, garantido assim maior segurança no desempenho da função.

OBS: Este curso não objetiva abordar sobre a operacionalização de sistemas de pregão eletrônico.

Público-Alvo

Pregoeiros, Equipe de apoio, Membros de Comissões de Licitação, Servidores que atuam nas áreas de Compras e Licitações, Assessores jurídicos, Agentes de controle interno, bem como demais profissionais que queiram conhecer ou atuar como pregoeiros.

20 (dezesseis) horas-aula:

De Segunda à Sexta-feira.
– Das 8h às 12h.

Programação

    7h:30 às 8h:00 – Acesso à Plataforma;
    8h:00 – Inicio;
    9h:20 – Intervalo I (10 min);
    11h:00 – Intervalo II (10 min);
    12h:00 – Encerramento.

Professores

MARCELINO CRUZ

Graduado em Gestão Pública, Especialista em Licitações e Contratos pelo IPOG, Consultor em diversos municípios do Estado de Goiás, com concentração nas áreas de Licitações e Contratos. No serviço público, atuou por mais de 10 anos na Prefeitura de Aparecida de Goiânia/GO, exercendo o cargo de Analista de Processos Licitatórios, e funções de Presidente da […]

Local do Curso

CURSO: ONLINE/AOVIVO
Transmissão das aulas através de plataforma de videoconferência (Zoom Meeting), permitindo ao participante a interação em tempo real.
* Além da transmissão ao vivo, as aulas são gravadas e ficam disponíveis aos participantes para acesso no prazo de 10 (dez) dias.

Conteúdo Programático

A) CONSIDERAÇÕES GERAIS.
1) O que é o Pregão?
– Vantagens e desvantagens;
– Definição de bens e serviços comuns;
– Formas de Pregão: presencial e eletrônico;
– Cabimento do Pregão;
– Legislação Aplicável.

2) Princípios do Pregão:
– Isonomia;
– Eficiência – Celeridade, Finalidade, Justo Preço Seletividade;
– Legalidade;
– Vinculação ao edital;
– Moralidade;
– Publicidade;
– Competitividade;
– Razoabilidade e proporcionalidade;
– Julgamento objetivo.

3) Agentes administrativos envolvidos no Pregão:
– Autoridade competente;
– Pregoeiro;
– Equipe de apoio.

4) Atribuições:
– Da autoridade competente;
– Do pregoeiro;
– Da equipe de apoio.

5) Responsabilidades:
– Do pregoeiro;
– Da equipe de apoio;
– No Pregão Eletrônico.

B) PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO.
– Definição e objetivo;
– Termo de referência;
– A fase preparatória na nova lei de licitações.

C) PREGÃO PRESENCIAL X PREGÃO ELETRÔNICO.
– Principais diferenças na fase de credenciamento;
– Como realizar o credenciamento no Pregão Eletrônico;
– Como se dá a classificação para a fase de lances e suas principais diferenças;
– Aceitabilidade/Analise da Proposta;
– Abertura da Fase de Recurso como cada sistema se comporta e no Pregão Presencial.

D) CARACTERÍSTICAS DO PREGÃO.
– Inversão das fases de habilitação e proposta;
– Simplificação de habilitação;
– Uma só fase de recurso.

EFASE INTERNA DO PREGÃO.
– Requisição e Termo de Referência;
– Abertura do processo de licitação e justificativa da autoridade competente sobre a necessidade da contratação;
– Descrição do objeto;
– Previsão de quantitativos;
– Concentração ou parcelamento do objeto: adjudicação por itens, por lotes ou pelo preço global;
– Definição dos requisitos de habilitação;
– Definição das sanções por inadimplemento;
– Elaboração da minuta do edital;
– Elaboração da minuta do contrato;
– Definição do prazo de validade das propostas;
– Designação do pregoeiro e equipe de apoio;
– Aprovação jurídica;
– Assinatura do edital.

F) TRATAMENTO DIFERENCIADO E SIMPLIFICADO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.
– Enquadramento;
– Empate ficto e desempate;
– Saneamento do defeito que possa existir na regularidade fiscal;
– Licitação destinada exclusivamente às microempresas e empresas de pequeno porte;
– Licitação com cota reservada para as microempresas e empresas de pequeno porte;
– Subcontratação.

G) FASE EXTERNA DO PREGÃO
1- Publicidade do edital:
– Veículos de divulgação;
– Prazo de publicidade dos avisos dos editais;
– Alteração no edital.

2- Impugnação ao edital:
– Aplicação subsidiária da Lei nº 8666/93;
– Impugnação na Nova Lei de Licitações.

3- Credenciamento dos licitantes:
– Apresentação dos documentos para credenciamento;
– Credenciamento de microempresa e empresa de pequeno porte;
– Pluralidade de representantes por credenciado;
– Substituição do representante;
– Os efeitos do não credenciamento;
– Documentos a serem apresentados por licitantes não credenciados;
– Declaração dos licitantes de cumprirem plenamente os requisitos de habilitação;
– Apresentação da declaração por microempresas e empresas de pequeno porte;

4) Abertura da Sessão Pública:
– Recebimento dos envelopes propostas e habilitação;

5) Fase de julgamento das propostas no regime LC 123/06:

a) Critério de julgamento:
– Princípio do julgamento objetivo e o poder de polícia conferido ao pregoeiro;
– Abertura dos envelopes das propostas escritas e sua análise;
– Critérios para determinar os licitantes classificados para a fase de lances;
– Primeiro critério: o dos 10% (dez por cento);
– Segundo critério: o dos três menores preços.

b) Fase dos lances orais:
– Devem ser decrescentes;
– Devem ser sequenciais a partir do autor da proposta de maior preço, em ordem decrescente de valor;
– Definir parâmetros ou percentagens sobre os quais os lances orais devem ser reduzidos;
– Estabelecer o tempo para o oferecimento dos lances orais;
– O pregoeiro não pode impedir que o licitante ofereça lance, nem pode limitar o número de lances.

c) Encerramento da disputa dos lances;
d) Classificação provisória do vencedor;
e) Empate ficto;
f) Desempate;
g) Negociação;
h) Determinação do vencedor provisório da disputa oral.

H) FASE DE HABILITAÇÃO NO PREGÃO.
a) Hipótese 01.
– Habilitação OK;
– Declaração do vencedor;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação;
– Negociação.

b) Hipótese 02.
– A ME/EPP com restrição na regularidade fiscal tem o prazo de 02(dois) dias úteis para saneamento do documento;
– Possibilidade de prorrogação do prazo de saneamento;
– Saneamento não realizado;
– Inabilitação;
– Retorno a classificação provisória das propostas remanescentes;
– Prossegue com o 2º colocado no fluxo;
– Declaração do vencedor;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação.

c) Hipótese 03.
– A ME/EPP com restrição na regularidade fiscal tem o prazo de 02(dois) dias úteis para saneamento do documento;
– Possibilidade de prorrogação do prazo de saneamento;
– Saneamento realizado. Regularidade fiscal OK;
– Divulgação do resultado da habilitação;
– Declaração do vencedor do certame;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação.

I) RECURSOS ADMINISTRATIVOS NO PREGÃO.
– Resposta ao recurso;
– Decisão.
J) FASE INTEGRATIVA DO PREGÃO.
– Ata da sessão;
– A ordem entre homologação e adjudicação;
– Função da homologação e adjudicação;
– A anulação ou a revogação promovida pela autoridade competente;
– Publicação do resultado da licitação.
K) CONVOCAÇÃO PARA ASSINATURA DO CONTRATO.
L) PUBLICAÇÃO DO EXTRATO DO CONTRATO.
M) SANÇÕES ADMINISTRATIVAS.
N) INTRODUÇÃO AO PREGÃO ELETRÔNICO.
– Definição;
– Legislação aplicada;
– Obrigatoriedade;
– Plataformas utilizadas;
– Vantagens e desvantagens.

O) SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP.
– Conceituação;
– Aplicabilidade;
– Ata/contrato;
– Órgão gerenciador;
– Órgão participante; e
– Adesão (Carona).

Importante

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO

Informações:
Fone: (62) 3283-1514
Email: contato@excelencia-implementacao.mystagingwebsite.com
WhatsApp: (62)9.8558-2359

Próximos Passos

Acompanhe os cards abaixo e siga as instruções para confirmar sua participação em: CURSO: CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO.

1

Preencha o Formulário de Inscrição

2

Seu pedido será recebido e Processado

3

Nossa equipe entra em contato e encaminha a documentação

4

Participante solicita emissão da Nota Fiscal

5

Participante encaminha comprovante de pagamento

6

Sua inscrição é confirmada

7

Participante recebe e-mail de confirmação e informações de acesso

Inscreva-se

Investimento

R$945,00

por inscrição

Formas de Pagamento: Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)

Insira o número de inscrições no campo branco abaixo e clique no botão “Inscrever”

Logo Excelência
Leia o QR Code ao lado
e inscreva-se
QRCode do Curso
CURSO: CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO.
De 12 a 16 de Julho de 2021.
Online & Ao Vivo

CURSO: CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO.

Curso Background

Atualmente, parcela considerável das contratações públicas são formalizadas por meio de licitação na modalidade PREGÃO. Seja na forma presencial ou eletrônica são inúmeras as vantagens por ela propiciada (celeridade, economicidade, dentre outras).
Nos últimos anos ocorreu uma série de mudanças no regime das contratações públicas, o que consequentemente tem exigido cada vez mais a capacitação contínua do pregoeiro e equipes de apoio.
Com enfoque prático, esse curso irá capacitar os participantes do zero ao primeiro pregão, de forma à gerar contratações mais seguras e vantajosas à administração pública, à luz da legislação aplicada, e adequado à serenas decisões dos órgãos de controle. Capacitações como esta, estão previstas em diversos acórdãos e recomendações expedidas pelos Tribunais de Contas.

Carga Horária

20 (dezesseis) horas-aula:

De Segunda à Sexta-feira.
– Das 8h às 12h.

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar os participantes à atuar como pregoeiros, apresentar as melhores técnicas e uma visão prática, garantido assim maior segurança no desempenho da função.

OBS: Este curso não objetiva abordar sobre a operacionalização de sistemas de pregão eletrônico.

Público-alvo

Pregoeiros, Equipe de apoio, Membros de Comissões de Licitação, Servidores que atuam nas áreas de Compras e Licitações, Assessores jurídicos, Agentes de controle interno, bem como demais profissionais que queiram conhecer ou atuar como pregoeiros.

Local do Curso

CURSO: ONLINE/AOVIVO
Transmissão das aulas através de plataforma de videoconferência (Zoom Meeting), permitindo ao participante a interação em tempo real.
* Além da transmissão ao vivo, as aulas são gravadas e ficam disponíveis aos participantes para acesso no prazo de 10 (dez) dias.
Programação

7h:30 às 8h:00 – Acesso à Plataforma;
8h:00 – Inicio;
9h:20 – Intervalo I (10 min);
11h:00 – Intervalo II (10 min);
12h:00 – Encerramento.

Professores

MARCELINO CRUZ

Graduado em Gestão Pública, Especialista em Licitações e Contratos pelo IPOG, Consultor em diversos municípios do Estado de Goiás, com concentração nas áreas de Licitações e Contratos. No serviço público, atuou por mais de 10 anos na Prefeitura de Aparecida de Goiânia/GO, exercendo o cargo de Analista de Processos Licitatórios, e funções de Presidente da Comissão de Licitações, Pregoeiro, Presidente da Comissão do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), e Coordenador de Registro de Preços.

Conteúdo Programático

A) CONSIDERAÇÕES GERAIS.
1) O que é o Pregão?
– Vantagens e desvantagens;
– Definição de bens e serviços comuns;
– Formas de Pregão: presencial e eletrônico;
– Cabimento do Pregão;
– Legislação Aplicável.

2) Princípios do Pregão:
– Isonomia;
– Eficiência – Celeridade, Finalidade, Justo Preço Seletividade;
– Legalidade;
– Vinculação ao edital;
– Moralidade;
– Publicidade;
– Competitividade;
– Razoabilidade e proporcionalidade;
– Julgamento objetivo.

3) Agentes administrativos envolvidos no Pregão:
– Autoridade competente;
– Pregoeiro;
– Equipe de apoio.

4) Atribuições:
– Da autoridade competente;
– Do pregoeiro;
– Da equipe de apoio.

5) Responsabilidades:
– Do pregoeiro;
– Da equipe de apoio;
– No Pregão Eletrônico.

B) PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO.
– Definição e objetivo;
– Termo de referência;
– A fase preparatória na nova lei de licitações.

C) PREGÃO PRESENCIAL X PREGÃO ELETRÔNICO.
– Principais diferenças na fase de credenciamento;
– Como realizar o credenciamento no Pregão Eletrônico;
– Como se dá a classificação para a fase de lances e suas principais diferenças;
– Aceitabilidade/Analise da Proposta;
– Abertura da Fase de Recurso como cada sistema se comporta e no Pregão Presencial.

D) CARACTERÍSTICAS DO PREGÃO.
– Inversão das fases de habilitação e proposta;
– Simplificação de habilitação;
– Uma só fase de recurso.

EFASE INTERNA DO PREGÃO.
– Requisição e Termo de Referência;
– Abertura do processo de licitação e justificativa da autoridade competente sobre a necessidade da contratação;
– Descrição do objeto;
– Previsão de quantitativos;
– Concentração ou parcelamento do objeto: adjudicação por itens, por lotes ou pelo preço global;
– Definição dos requisitos de habilitação;
– Definição das sanções por inadimplemento;
– Elaboração da minuta do edital;
– Elaboração da minuta do contrato;
– Definição do prazo de validade das propostas;
– Designação do pregoeiro e equipe de apoio;
– Aprovação jurídica;
– Assinatura do edital.

F) TRATAMENTO DIFERENCIADO E SIMPLIFICADO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.
– Enquadramento;
– Empate ficto e desempate;
– Saneamento do defeito que possa existir na regularidade fiscal;
– Licitação destinada exclusivamente às microempresas e empresas de pequeno porte;
– Licitação com cota reservada para as microempresas e empresas de pequeno porte;
– Subcontratação.

G) FASE EXTERNA DO PREGÃO
1- Publicidade do edital:
– Veículos de divulgação;
– Prazo de publicidade dos avisos dos editais;
– Alteração no edital.

2- Impugnação ao edital:
– Aplicação subsidiária da Lei nº 8666/93;
– Impugnação na Nova Lei de Licitações.

3- Credenciamento dos licitantes:
– Apresentação dos documentos para credenciamento;
– Credenciamento de microempresa e empresa de pequeno porte;
– Pluralidade de representantes por credenciado;
– Substituição do representante;
– Os efeitos do não credenciamento;
– Documentos a serem apresentados por licitantes não credenciados;
– Declaração dos licitantes de cumprirem plenamente os requisitos de habilitação;
– Apresentação da declaração por microempresas e empresas de pequeno porte;

4) Abertura da Sessão Pública:
– Recebimento dos envelopes propostas e habilitação;

5) Fase de julgamento das propostas no regime LC 123/06:

a) Critério de julgamento:
– Princípio do julgamento objetivo e o poder de polícia conferido ao pregoeiro;
– Abertura dos envelopes das propostas escritas e sua análise;
– Critérios para determinar os licitantes classificados para a fase de lances;
– Primeiro critério: o dos 10% (dez por cento);
– Segundo critério: o dos três menores preços.

b) Fase dos lances orais:
– Devem ser decrescentes;
– Devem ser sequenciais a partir do autor da proposta de maior preço, em ordem decrescente de valor;
– Definir parâmetros ou percentagens sobre os quais os lances orais devem ser reduzidos;
– Estabelecer o tempo para o oferecimento dos lances orais;
– O pregoeiro não pode impedir que o licitante ofereça lance, nem pode limitar o número de lances.

c) Encerramento da disputa dos lances;
d) Classificação provisória do vencedor;
e) Empate ficto;
f) Desempate;
g) Negociação;
h) Determinação do vencedor provisório da disputa oral.

H) FASE DE HABILITAÇÃO NO PREGÃO.
a) Hipótese 01.
– Habilitação OK;
– Declaração do vencedor;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação;
– Negociação.

b) Hipótese 02.
– A ME/EPP com restrição na regularidade fiscal tem o prazo de 02(dois) dias úteis para saneamento do documento;
– Possibilidade de prorrogação do prazo de saneamento;
– Saneamento não realizado;
– Inabilitação;
– Retorno a classificação provisória das propostas remanescentes;
– Prossegue com o 2º colocado no fluxo;
– Declaração do vencedor;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação.

c) Hipótese 03.
– A ME/EPP com restrição na regularidade fiscal tem o prazo de 02(dois) dias úteis para saneamento do documento;
– Possibilidade de prorrogação do prazo de saneamento;
– Saneamento realizado. Regularidade fiscal OK;
– Divulgação do resultado da habilitação;
– Declaração do vencedor do certame;
– Recurso administrativo;
– Adjudicação/homologação.

I) RECURSOS ADMINISTRATIVOS NO PREGÃO.
– Resposta ao recurso;
– Decisão.
J) FASE INTEGRATIVA DO PREGÃO.
– Ata da sessão;
– A ordem entre homologação e adjudicação;
– Função da homologação e adjudicação;
– A anulação ou a revogação promovida pela autoridade competente;
– Publicação do resultado da licitação.
K) CONVOCAÇÃO PARA ASSINATURA DO CONTRATO.
L) PUBLICAÇÃO DO EXTRATO DO CONTRATO.
M) SANÇÕES ADMINISTRATIVAS.
N) INTRODUÇÃO AO PREGÃO ELETRÔNICO.
– Definição;
– Legislação aplicada;
– Obrigatoriedade;
– Plataformas utilizadas;
– Vantagens e desvantagens.

O) SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP.
– Conceituação;
– Aplicabilidade;
– Ata/contrato;
– Órgão gerenciador;
– Órgão participante; e
– Adesão (Carona).

Informações Importantes

* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total.

* A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum.

Política de Cancelamento

1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição.

2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br

3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante.

Investimento

Inscrição

R$945,00

* Consulte valor promocional para grupos

Formas de Pagamento

Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)

Dados Bancários

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO E ENSINO LTDA.

CNPJ: 26.855.539/000116
BANCO DO BRASIL
Agencia: 1452-4
Conta Corrente: 65.612-7

Chave Pix

CNPJ: 26.855.539/000116