
A Lei 14.133/2021 é um verdadeiro desafio para os profissionais que atuação na seara de contratações públicas, dada as diversas atualizações que a presente norma trouxe, em especial para este treinamento o assunto de contratações diretas que por vezes não é muito bem compreendida
Dentre várias alterações trazidas pelo novo diploma legal, destaca-se neste treinamento a figura do agente de contratação, que de acordo com a norma, é o agente público ocupante de cargo entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros da Administração Pública com atribuição de realizar as contratações públicas, é ainda objeto do presente treinamento o estudo sobre as principais atuações do pregoeiro.
Ademais, os processos de contratação direta sempre geram dúvidas a respeito do correto enquadramento da hipótese legal e da instrução processual adequada e segura. O tema desperta especial atenção em razão da fiscalização exercida pelos tribunais de contas nessas contratações. Diante desse cenário, os agentes responsáveis pelas dispensas e inexigibilidades na Administração devem conhecer e dominar os entendimentos para alinhar ações e evitar apontamentos e responsabilizações.
Este treinamento proporcionará não apenas a traças as diretrizes de planejamento de maneira correta para a realização das dispensas eletrônicas como também proporcionará uma visão geral sobre as práticas nos sistemas como simulações práticas de criação da dispensa, apresentação de menus dos sistemas eletrônicos do início até a homologação da dispensa eletrônica.
O presente curso visa capacitar e atualizar os agentes públicos e demais interessados quanto às novidades vindouras, sempre ressaltando as diferenças em relação à legislação precedente, para possibilitar a aplicação da nova lei às atividades relacionadas às contratações públicas no âmbito da Administração.
Pregoeiros, agentes de contratações, membros de comissão de contratação, equipe de apoio, setores demandantes.

Agente Público Federal; Gestor Público; Pós graduado em Licitações e Contratos, e em Gestão Pública, Trabalha com Licitações há mais de 20 anos, atuando como Membro de Comissão Permanente de Licitações, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro, Membro de Comissão Especial de Licitação, Gestor de Contratos e Fiscal de contratos; Consultor empresarial na seara […]
EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO
(Auditório 4º Andar)
Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO.
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
Publico abrangidos que utilizarão a Lei 14.133/21. Ultratividade normativa. O que acontece com os contratos celebrados com fundamentos da Lei 8.666/93? Edição de atos normativos para regulamentação da Nova Lei. Possibilidade de os municípios utilizarem a regulamentação federal.
ATORES DO PROCESSO E O AGENTE DE CONTRATAÇÃO/PREGOEIRO:
O agente de contratação/pregoeiro e equipe de contratação (Quem é e o que faz), a gestão por competência (Definição do servidor para atuar nas diferentes etapas do ciclo de Contratação, O Plano de Capacitação dos Agentes de Contratação, Responsabilidades dos agentes de contratação, Os agentes públicos e os requisitos, Observância da segregação de funções. Principais enfoques que os municípios podem ter como boas práticas ou realizar a sua implementação.
DAS MODALIDADES DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES:
Pregão, Concorrência, Concurso; Leilão, Diálogo competitivo-novidade, o rito procedimental do pregão e da concorrência e a novidade da inversão das fases.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA LICITAÇÃO ELETRÔNICA:
Funcionalidade das principais inteligências artificiais, importância do prompt de comando, modelos de prompts, importância da validação da entrega da IA
A FASE INTERNA DA LICITAÇÃO:
Aspectos do planejamento da licitação, como o agente de contratação/pregoeiro pode contribuir, artefatos do planejamento.
O EDITAL DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES:
Prazos de publicidades, meios de publicidades como Portal nacional de contratações públicas ( PNCP), e Sítios eletrônicos e outros meios.
SELEÇÃO DO FORNECEDOR
Fluxo do processo: principais alterações; Licitações eletrônicas e a justificativa para adoção do formato presencial; Inversão de fases; Julgamento das propostas e modos de disputa: Aberto, aberto e fechado e fechado e aberto; Julgamento das propostas e inexequibilidade; Fase de habilitação: principais alterações; Diligências; a nova fase de habilitação, encerramento da licitação e suas nuances Fase recursal e homologação do processo.
BOAS PRÁTICAS NA CONSUÇÃO DAS CONTRATAÇÕES ELETRÔNICAS:
Boas práticas na análise das impugnações e esclarecimentos, comunicação eficaz na hora do certame, repercussões de atuações fora do horário de expediente, Quando realizar atuações e comunicações fora do sistema (e-mail), avaliação de quando excluir ou não lances no ato do certame, liberação de itens para a etapa de lances,
O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E SUAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:
Principais alterações sobre o sistema do registro de preços tais como: o uso de registro de preço para obras, a possibilidade de vigência da ata por até dois anos (art. 83); c) e admitir o SRP para hipóteses de contratação direta, a intenção de registro de preço (IRP), a estipulação em edital de quantidades mínimas e alteração de preços, remanejamento dos itens da ata e demais novidades do decreto n° 11.462/23.
PREGÃO E CONCORRENCIA ELETRÔNICA – INSTRUÇÃO NORMATIVA 73/2022
DA SIMULAÇÃO DO PREGÃO E CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA NO SISTEMA COMPRAS.GOV (COMPRASNET):
Acesso ao sistema=> Credenciamento ao sistema=> Intenção de registro de preços=> catmat e catser =>Inclusão de IRP e divulgação de compras=> Transferência do edital=> Incluir impugnações/Esclarecimentos e Avisos=>Sessão Pública do pregão eletrônico: /Fases de Lances/Visualizando propostas/Declarações/Consultar Declaração ME/EPP/Cooperativa por pregão/Suspensão do pregão/Reabrir pregão/Aceitar propostas/Chat/ Habilitar fornecedor/O fim do juízo de admissibilidade/Encerramento da sessão pública=> Fase recursal=> Adjudicação=> Homologação.
SICAF:
Módulos: I- Credenciamento, II- Habilitação Jurídica, III- Regularidade Fiscal Federal,
IV- Regularidade: Fiscal Estadual/Municipal, V- Qualificação Técnica, VI- Qualificação Econômica Financeira, Consulta parametrizada e Registro de penalidades.





DÚVIDAS E INFORMAÇÕES.
Entre em contato conosco.
SETOR | FONE / WhatsApp |
COMERCIAL | (62) 9.8558-2359 | contato@excelenciaeducacao.com.br |
ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO | (62) 3283-1514 | financeiro@excelenciaeducacao.com.br |
Acompanhe os cards abaixo e siga as instruções para confirmar sua participação em: FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PREGOEIROS, AGENTE DE CONTRATAÇÃO E EQUIPES DE APOIO.
Preencha o Formulário de Inscrição
Seu pedido será recebido e Processado
Nossa equipe entra em contato e encaminha a documentação
Participante solicita emissão da Nota Fiscal
Participante encaminha comprovante de pagamento
Sua inscrição é confirmada
Participante recebe e-mail de confirmação e informações de acesso
por inscrição
Formas de Pagamento: Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)
Insira o número de inscrições no campo branco abaixo e clique no botão “Inscrever”
Leia o QR Code ao lado FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PREGOEIROS, AGENTE DE CONTRATAÇÃO E EQUIPES DE APOIO. e inscreva-se |
|---|
08 e 09 de Outubro de 2026. GOIÂNIA - GO FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PREGOEIROS, AGENTE DE CONTRATAÇÃO E EQUIPES DE APOIO.![]() A Lei 14.133/2021 é um verdadeiro desafio para os profissionais que atuação na seara de contratações públicas, dada as diversas atualizações que a presente norma trouxe, em especial para este treinamento o assunto de contratações diretas que por vezes não é muito bem compreendida Dentre várias alterações trazidas pelo novo diploma legal, destaca-se neste treinamento a figura do agente de contratação, que de acordo com a norma, é o agente público ocupante de cargo entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros da Administração Pública com atribuição de realizar as contratações públicas, é ainda objeto do presente treinamento o estudo sobre as principais atuações do pregoeiro. Ademais, os processos de contratação direta sempre geram dúvidas a respeito do correto enquadramento da hipótese legal e da instrução processual adequada e segura. O tema desperta especial atenção em razão da fiscalização exercida pelos tribunais de contas nessas contratações. Diante desse cenário, os agentes responsáveis pelas dispensas e inexigibilidades na Administração devem conhecer e dominar os entendimentos para alinhar ações e evitar apontamentos e responsabilizações. Este treinamento proporcionará não apenas a traças as diretrizes de planejamento de maneira correta para a realização das dispensas eletrônicas como também proporcionará uma visão geral sobre as práticas nos sistemas como simulações práticas de criação da dispensa, apresentação de menus dos sistemas eletrônicos do início até a homologação da dispensa eletrônica. Carga Horária16 (Dezesseis) horas-aula: 1º dia – De 8h às 12h e 14h às 18h; ObjetivoO presente curso visa capacitar e atualizar os agentes públicos e demais interessados quanto às novidades vindouras, sempre ressaltando as diferenças em relação à legislação precedente, para possibilitar a aplicação da nova lei às atividades relacionadas às contratações públicas no âmbito da Administração. Público-alvoPregoeiros, agentes de contratações, membros de comissão de contratação, equipe de apoio, setores demandantes. Local do Curso EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO (Auditório 4º Andar) Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO. ![]() Programação 1º dia Professores![]() SAULO DAVIDAgente Público Federal; Gestor Público; Pós graduado em Licitações e Contratos, e em Gestão Pública, Trabalha com Licitações há mais de 20 anos, atuando como Membro de Comissão Permanente de Licitações, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro, Membro de Comissão Especial de Licitação, Gestor de Contratos e Fiscal de contratos; Consultor empresarial na seara de contratações públicas; E Instrutor em diversos cursos de licitações e contratos administrativos; É Chefe da sessão/unidade de contratos do hospital Federal da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e presidente do comitê regimental de contratos. Atuando também na função de chefe do setor/unidade de contratações diretas exercendo atividades de coordenador de dispensa de licitação, cotação eletrônica, inexigibilidade de licitação, adesão à ata de registro de preço, pregoeiro e presidente da comissão permanente de licitação e presidente da comissão especial de licitação. É Instrutor em diversos cursos de Licitações e Contratos no país, capacitando diversos pregoeiros, membros de comissões permanentes de licitações, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contratos administrativos. Conteúdo ProgramáticoCONSIDERAÇÕES GERAIS: Publico abrangidos que utilizarão a Lei 14.133/21. Ultratividade normativa. O que acontece com os contratos celebrados com fundamentos da Lei 8.666/93? Edição de atos normativos para regulamentação da Nova Lei. Possibilidade de os municípios utilizarem a regulamentação federal.
ATORES DO PROCESSO E O AGENTE DE CONTRATAÇÃO/PREGOEIRO: O agente de contratação/pregoeiro e equipe de contratação (Quem é e o que faz), a gestão por competência (Definição do servidor para atuar nas diferentes etapas do ciclo de Contratação, O Plano de Capacitação dos Agentes de Contratação, Responsabilidades dos agentes de contratação, Os agentes públicos e os requisitos, Observância da segregação de funções. Principais enfoques que os municípios podem ter como boas práticas ou realizar a sua implementação.
DAS MODALIDADES DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES: Pregão, Concorrência, Concurso; Leilão, Diálogo competitivo-novidade, o rito procedimental do pregão e da concorrência e a novidade da inversão das fases.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA LICITAÇÃO ELETRÔNICA: Funcionalidade das principais inteligências artificiais, importância do prompt de comando, modelos de prompts, importância da validação da entrega da IA
A FASE INTERNA DA LICITAÇÃO: Aspectos do planejamento da licitação, como o agente de contratação/pregoeiro pode contribuir, artefatos do planejamento.
O EDITAL DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES: Prazos de publicidades, meios de publicidades como Portal nacional de contratações públicas ( PNCP), e Sítios eletrônicos e outros meios.
SELEÇÃO DO FORNECEDOR Fluxo do processo: principais alterações; Licitações eletrônicas e a justificativa para adoção do formato presencial; Inversão de fases; Julgamento das propostas e modos de disputa: Aberto, aberto e fechado e fechado e aberto; Julgamento das propostas e inexequibilidade; Fase de habilitação: principais alterações; Diligências; a nova fase de habilitação, encerramento da licitação e suas nuances Fase recursal e homologação do processo.
BOAS PRÁTICAS NA CONSUÇÃO DAS CONTRATAÇÕES ELETRÔNICAS: Boas práticas na análise das impugnações e esclarecimentos, comunicação eficaz na hora do certame, repercussões de atuações fora do horário de expediente, Quando realizar atuações e comunicações fora do sistema (e-mail), avaliação de quando excluir ou não lances no ato do certame, liberação de itens para a etapa de lances,
O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E SUAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES: Principais alterações sobre o sistema do registro de preços tais como: o uso de registro de preço para obras, a possibilidade de vigência da ata por até dois anos (art. 83); c) e admitir o SRP para hipóteses de contratação direta, a intenção de registro de preço (IRP), a estipulação em edital de quantidades mínimas e alteração de preços, remanejamento dos itens da ata e demais novidades do decreto n° 11.462/23. PREGÃO E CONCORRENCIA ELETRÔNICA – INSTRUÇÃO NORMATIVA 73/2022
DA SIMULAÇÃO DO PREGÃO E CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA NO SISTEMA COMPRAS.GOV (COMPRASNET): Acesso ao sistema=> Credenciamento ao sistema=> Intenção de registro de preços=> catmat e catser =>Inclusão de IRP e divulgação de compras=> Transferência do edital=> Incluir impugnações/Esclarecimentos e Avisos=>Sessão Pública do pregão eletrônico: /Fases de Lances/Visualizando propostas/Declarações/Consultar Declaração ME/EPP/Cooperativa por pregão/Suspensão do pregão/Reabrir pregão/Aceitar propostas/Chat/ Habilitar fornecedor/O fim do juízo de admissibilidade/Encerramento da sessão pública=> Fase recursal=> Adjudicação=> Homologação.
SICAF: Módulos: I- Credenciamento, II- Habilitação Jurídica, III- Regularidade Fiscal Federal, IV- Regularidade: Fiscal Estadual/Municipal, V- Qualificação Técnica, VI- Qualificação Econômica Financeira, Consulta parametrizada e Registro de penalidades. Incluso![]() Material de Apoio Exclusivo![]() Apostila Impressa.![]() 01 Livro | Coletânea: Legislação de Contratações Públicas.![]() 04 Coffee Break’s![]() Certificado de Participação (Digital)Informações Importantes* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total. * A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum. Política de Cancelamento1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição. 2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br 3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante. InvestimentoInscriçãoR$1.990,00* Consulte valor promocional para grupos Formas de PagamentoPix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros) Dados BancáriosEXCELÊNCIA EDUCAÇÃO E ENSINO LTDA. CNPJ: 26.855.539/000116 Chave PixCNPJ: 26.855.539/000116 |