De 02 a 06 de Agosto de 2021.
Online & Ao Vivo

PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES.

TERMO DE REFERÊNCIA, ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR E PLANO DE CONTRATAÇÃO ANUAL.

Curso Background

Sobre o curso

Descrição

A etapa de planejamento da contratação não é um problema recente. Desde a edição da Lei do Pregão, fazer um Termo de Referência que garanta a contratação de bens e serviços, com qualidade e sem riscos de inexecução contratual e que, ao mesmo tempo, não permita o cometimento de ilegalidades, não tem sido uma tarefa fácil.

Como comprar produtos com qualidade, obedecendo ao critério do menor preço? Posso pretender adquirir um produto indicando uma determinada marca? Como garantir uma contratação de serviços exigindo-se profissionais qualificados? Como comprar com padrões de sustentabilidade? Como fazer uma pesquisa mercadológica? Quem, de fato, tem a obrigação e o dever no que respeita à elaboração do Termo de Referência? O que é o princípio da padronização ou pré-qualificação? Essas e outras indagações são frequentes no dia a dia do agente público responsável pela elaboração do Termo de Referência e do Estudo Técnico Preliminar.

Por esse motivo a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei 14.133/21, reforçou sobremaneira essa etapa, com vistas a mitigar os problemas que possam ocorrer durante a execução do contrato.

Este curso trabalhará de forma avançada, junto aos participantes conceitos, procedimentos e técnicas que permitam a elaboração de Termos de Referência, Estudo Técnico Preliminar, Plano Anual de Contratação, tanto para a aquisição de bens quanto para a contratação de serviços comuns, dando primazia à qualidade e à conformidade de ambas as ações com as normas legais.

Objetivo

Atualizar conhecimentos sobre as etapas de Planejamento das Contrações, com temas relacionados ao processo de contratação pública, desde o plano de contratações até a elaboração do Termo de Referência, visando capacitar os agentes públicos a tomarem melhores decisões nas contratações, com foco em eficiência e segurança jurídica.

Público-Alvo

Pregoeiros, membros de equipes de apoio, áreas requisitantes, Servidores que atuam nas áreas de Compras e Licitações, Gestores e Fiscais de Contratos e demais Agentes que atuam na área de Contratação Pública, em especial na etapa de planejamento das contratações.

20 (dezesseis) horas-aula:

De Segunda à Sexta-feira.
– Das 8h às 12h.

Programação

    7h:30 às 8h:00 – Acesso à Plataforma;
    8h:00 – Inicio;
    9h:20 – Intervalo I (10 min);
    11h:00 – Intervalo II (10 min);
    12h:00 – Encerramento.

Professores

ANGELINA LEONEZ

Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora de Órgão Federal, atualmente como Coordenadora-Geral de Licitações e Contratos na AGU. Autora de artigos e e-books sobre Planejamento das Contratações, dentre outros temas, conteudista da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e facilitadora de treinamentos na área de […]

Local do Curso

CURSO: ONLINE/AOVIVO
Transmissão das aulas através de plataforma de videoconferência (Zoom Meeting), permitindo ao participante a interação em tempo real.
* Além da transmissão ao vivo, as aulas são gravadas e ficam disponíveis aos participantes para acesso no prazo de 10 (dez) dias.

Conteúdo Programático

1. PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES.
Disposições preliminares;
Obrigatoriedade do planejamento;
Etapas do planejamento;
Agentes envolvidos.

1.1. PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL.

1.1.1. Aspectos normativos e práticos da elaboração do Plano de Contratações Anual.

Definição do Plano de Contratações Anual, e objetivo;
A obrigatoriedade de adotar o Plano de Contratações Anual;
Os envolvidos na elaboração do Plano de Contratações Anual;
Etapas de implantação do Plano de Contratações Anual;
Levantamento de demanda no Plano de Contratações Anual;
Na elaboração do Plano de Contratações Anual, o que compete a cada área envolvida;

  • Os cuidados que devem ser tomados pelo setor requisitante;
  • Na elaboração do Plano de Contratações Anual, o que compete ao setor de licitações;
  • Os cuidados que devem ser tomados pelo setor de licitações.

Motivos que podem levar à reprovação de itens incluídos no Plano de Contratações Anual;
Como funciona a inclusão, a exclusão e o redimensionamento de itens do Plano de Contratações Anual;
Os procedimentos para a alteração do Plano de Contratações Anual durante o ano de sua elaboração;
Os procedimentos para a alteração do Plano de Contratações Anual durante o ano de sua execução;
Como gerenciar as necessidades registras no Plano de Contratações Anual;

1.1.2. Apresentação do Sistema Utilizado pela Administração Direta:

Cadastramento no Sistema;
Perfis;
Conhecendo o sistema;
Como incluir e excluir item;
Como importar itens do SIASG;
Funcionalidades de envio das demandas registradas no Plano;
Boas Práticas na Elaboração e condução do Plano de Contratações Anual.

1.2. ARTEFATOS DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES.

O rito de planejamento da Contratação nos termos da Lei nº 14.133/2021.

1.2.1. Documento de Formalização da Demanda – DFD.

Definição;
Elaboração do DFD;

1.2.2. Estudo Técnico Preliminar – ETP.

Aspectos normativos e prático na elaboração do ETP:
Visão geral dos artefatos de planejamento da contratação que antecedem o ETP;
Objetivo da norma.
A obrigatoriedade em adotar o ETP.
Visão geral dos elementos do ETP.
Elementos do Estudo Técnico Preliminar.
Descrição da necessidade da contratação;
Descrição dos requisitos da contratação;
Levantamento de mercado;
Descrição da solução como um todo;
Estimativa das quantidades a serem contratadas;
Estimativa do valor da contratação;
Justificativa para o parcelamento ou não da solução;
Contratações correlatas e/ou interdependentes;
Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico;
Resultados pretendidos;
Providências de adequação do órgão ou entidade;
Impactos ambientais e medidas de tratamento;
Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação.
Elementos obrigatórios X Elementos opcionais;
Melhor forma de elaborar um ETP – Metodologia sugerida;
Exceções à elaboração do ETP.

1.2.3. Sistema – Operacionalização do Sistema ETP Digital.

Cadastramento no Sistema;
Perfis;
Conhecendo o sistema;
Preenchimento dos campos;
Inclusão de novos campos;
Assinatura do documento, como proceder?
Gerando o ETP digital.

1.3. PESQUISA DE PREÇOS.

A Lei nº 14.133/2021 e os parâmetros de pesquisa de preços do Governo Federal;
Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado;
Pesquisa de mercado X Pesquisa de Preços;
Preço Estimado X Preço Máximo;
Sobrepreço e Superfaturamento;
Estimativa de Preços – Preços Excessivos, Inexequíveis e Metodologia para apuração do Valor de Referência;
Estimativa de Preço quando da Elaboração do ETP e do TR;
Conhecendo ferramentas do governo para a realização da pesquisa de preço;
Formalização da pesquisa de preços – Passo a Passo para a elaboração de um relatório de pesquisa de preços:

  • Caracterização das fontes consultadas.
  • Registro dos fornecedores que foram consultados e não enviaram propostas.
  • Mapa comparativo de preços.
  • Metodologia utilizada para aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados.
  • Metodologia final utilizada para definição do valor estimado.

Cestas de Preços;
Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação.

1.4. TERMO DE REFERÊNCIA.

Elaboração do Termo de Referência segundo a Lei nº 14.133/2021;
Elementos necessários no Termo de Referência / Projeto Básico:

  • Definição e Descrição do objeto da licitação;
  • Definição do objeto, indicação de marcas;
  • Características;
  • Especificações exclusivas.

Responsáveis pela especificação e elaboração;
Critério de avaliação, habilitação e julgamento das propostas;
Critérios de aceitação do objeto;
Deveres do Contratante e do Contratado;
Sustentabilidade e o Termo de Referência;
Quando utilizar Termo de Referência e quando utilizar Projeto Básico;
Modelos de Termos de Referência;
Decisões do TCU.

2. ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

Utilização do Sistema do Planejamento das Contratações utilizado na Administração Direta;
Simulação de ETP no Sistema utilizado na Administração Direta;
Construção de Calendário do Plano de Contratações Anual;
Estudo de Caso.
Sugestão de um Plano de Ação para utilização da Nova Lei de Licitações.

Importante

EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO

Informações:
Fone: (62) 3283-1514
Email: contato@excelencia-implementacao.mystagingwebsite.com
WhatsApp: (62)9.8558-2359

Próximos Passos

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Participante solicita emissão da Nota Fiscal

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Participante encaminha comprovante de pagamento

6

Sua inscrição é confirmada

7

Participante recebe e-mail de confirmação e informações de acesso

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PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES.
De 02 a 06 de Agosto de 2021.
Online & Ao Vivo

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Curso Background

A etapa de planejamento da contratação não é um problema recente. Desde a edição da Lei do Pregão, fazer um Termo de Referência que garanta a contratação de bens e serviços, com qualidade e sem riscos de inexecução contratual e que, ao mesmo tempo, não permita o cometimento de ilegalidades, não tem sido uma tarefa fácil.

Como comprar produtos com qualidade, obedecendo ao critério do menor preço? Posso pretender adquirir um produto indicando uma determinada marca? Como garantir uma contratação de serviços exigindo-se profissionais qualificados? Como comprar com padrões de sustentabilidade? Como fazer uma pesquisa mercadológica? Quem, de fato, tem a obrigação e o dever no que respeita à elaboração do Termo de Referência? O que é o princípio da padronização ou pré-qualificação? Essas e outras indagações são frequentes no dia a dia do agente público responsável pela elaboração do Termo de Referência e do Estudo Técnico Preliminar.

Por esse motivo a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei 14.133/21, reforçou sobremaneira essa etapa, com vistas a mitigar os problemas que possam ocorrer durante a execução do contrato.

Este curso trabalhará de forma avançada, junto aos participantes conceitos, procedimentos e técnicas que permitam a elaboração de Termos de Referência, Estudo Técnico Preliminar, Plano Anual de Contratação, tanto para a aquisição de bens quanto para a contratação de serviços comuns, dando primazia à qualidade e à conformidade de ambas as ações com as normas legais.

Carga Horária

20 (dezesseis) horas-aula:

De Segunda à Sexta-feira.
– Das 8h às 12h.

Objetivo

Atualizar conhecimentos sobre as etapas de Planejamento das Contrações, com temas relacionados ao processo de contratação pública, desde o plano de contratações até a elaboração do Termo de Referência, visando capacitar os agentes públicos a tomarem melhores decisões nas contratações, com foco em eficiência e segurança jurídica.

Público-alvo

Pregoeiros, membros de equipes de apoio, áreas requisitantes, Servidores que atuam nas áreas de Compras e Licitações, Gestores e Fiscais de Contratos e demais Agentes que atuam na área de Contratação Pública, em especial na etapa de planejamento das contratações.

Local do Curso

CURSO: ONLINE/AOVIVO
Transmissão das aulas através de plataforma de videoconferência (Zoom Meeting), permitindo ao participante a interação em tempo real.
* Além da transmissão ao vivo, as aulas são gravadas e ficam disponíveis aos participantes para acesso no prazo de 10 (dez) dias.
Programação

7h:30 às 8h:00 – Acesso à Plataforma;
8h:00 – Inicio;
9h:20 – Intervalo I (10 min);
11h:00 – Intervalo II (10 min);
12h:00 – Encerramento.

Professores

ANGELINA LEONEZ

Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora de Órgão Federal, atualmente como Coordenadora-Geral de Licitações e Contratos na AGU. Autora de artigos e e-books sobre Planejamento das Contratações, dentre outros temas, conteudista da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e facilitadora de treinamentos na área de Contratações Públicas.

Conteúdo Programático

1. PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES.
Disposições preliminares;
Obrigatoriedade do planejamento;
Etapas do planejamento;
Agentes envolvidos.

1.1. PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL.

1.1.1. Aspectos normativos e práticos da elaboração do Plano de Contratações Anual.

Definição do Plano de Contratações Anual, e objetivo;
A obrigatoriedade de adotar o Plano de Contratações Anual;
Os envolvidos na elaboração do Plano de Contratações Anual;
Etapas de implantação do Plano de Contratações Anual;
Levantamento de demanda no Plano de Contratações Anual;
Na elaboração do Plano de Contratações Anual, o que compete a cada área envolvida;

  • Os cuidados que devem ser tomados pelo setor requisitante;
  • Na elaboração do Plano de Contratações Anual, o que compete ao setor de licitações;
  • Os cuidados que devem ser tomados pelo setor de licitações.

Motivos que podem levar à reprovação de itens incluídos no Plano de Contratações Anual;
Como funciona a inclusão, a exclusão e o redimensionamento de itens do Plano de Contratações Anual;
Os procedimentos para a alteração do Plano de Contratações Anual durante o ano de sua elaboração;
Os procedimentos para a alteração do Plano de Contratações Anual durante o ano de sua execução;
Como gerenciar as necessidades registras no Plano de Contratações Anual;

1.1.2. Apresentação do Sistema Utilizado pela Administração Direta:

Cadastramento no Sistema;
Perfis;
Conhecendo o sistema;
Como incluir e excluir item;
Como importar itens do SIASG;
Funcionalidades de envio das demandas registradas no Plano;
Boas Práticas na Elaboração e condução do Plano de Contratações Anual.

1.2. ARTEFATOS DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES.

O rito de planejamento da Contratação nos termos da Lei nº 14.133/2021.

1.2.1. Documento de Formalização da Demanda – DFD.

Definição;
Elaboração do DFD;

1.2.2. Estudo Técnico Preliminar – ETP.

Aspectos normativos e prático na elaboração do ETP:
Visão geral dos artefatos de planejamento da contratação que antecedem o ETP;
Objetivo da norma.
A obrigatoriedade em adotar o ETP.
Visão geral dos elementos do ETP.
Elementos do Estudo Técnico Preliminar.
Descrição da necessidade da contratação;
Descrição dos requisitos da contratação;
Levantamento de mercado;
Descrição da solução como um todo;
Estimativa das quantidades a serem contratadas;
Estimativa do valor da contratação;
Justificativa para o parcelamento ou não da solução;
Contratações correlatas e/ou interdependentes;
Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico;
Resultados pretendidos;
Providências de adequação do órgão ou entidade;
Impactos ambientais e medidas de tratamento;
Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação.
Elementos obrigatórios X Elementos opcionais;
Melhor forma de elaborar um ETP – Metodologia sugerida;
Exceções à elaboração do ETP.

1.2.3. Sistema – Operacionalização do Sistema ETP Digital.

Cadastramento no Sistema;
Perfis;
Conhecendo o sistema;
Preenchimento dos campos;
Inclusão de novos campos;
Assinatura do documento, como proceder?
Gerando o ETP digital.

1.3. PESQUISA DE PREÇOS.

A Lei nº 14.133/2021 e os parâmetros de pesquisa de preços do Governo Federal;
Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado;
Pesquisa de mercado X Pesquisa de Preços;
Preço Estimado X Preço Máximo;
Sobrepreço e Superfaturamento;
Estimativa de Preços – Preços Excessivos, Inexequíveis e Metodologia para apuração do Valor de Referência;
Estimativa de Preço quando da Elaboração do ETP e do TR;
Conhecendo ferramentas do governo para a realização da pesquisa de preço;
Formalização da pesquisa de preços – Passo a Passo para a elaboração de um relatório de pesquisa de preços:

  • Caracterização das fontes consultadas.
  • Registro dos fornecedores que foram consultados e não enviaram propostas.
  • Mapa comparativo de preços.
  • Metodologia utilizada para aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados.
  • Metodologia final utilizada para definição do valor estimado.

Cestas de Preços;
Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação.

1.4. TERMO DE REFERÊNCIA.

Elaboração do Termo de Referência segundo a Lei nº 14.133/2021;
Elementos necessários no Termo de Referência / Projeto Básico:

  • Definição e Descrição do objeto da licitação;
  • Definição do objeto, indicação de marcas;
  • Características;
  • Especificações exclusivas.

Responsáveis pela especificação e elaboração;
Critério de avaliação, habilitação e julgamento das propostas;
Critérios de aceitação do objeto;
Deveres do Contratante e do Contratado;
Sustentabilidade e o Termo de Referência;
Quando utilizar Termo de Referência e quando utilizar Projeto Básico;
Modelos de Termos de Referência;
Decisões do TCU.

2. ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

Utilização do Sistema do Planejamento das Contratações utilizado na Administração Direta;
Simulação de ETP no Sistema utilizado na Administração Direta;
Construção de Calendário do Plano de Contratações Anual;
Estudo de Caso.
Sugestão de um Plano de Ação para utilização da Nova Lei de Licitações.

Informações Importantes

* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total.

* A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum.

Política de Cancelamento

1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição.

2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br

3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante.

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CNPJ: 26.855.539/000116
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Agencia: 1452-4
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Chave Pix

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