Ao analizar as necessidades de órgãos ou entidades públicas, a Fase de Planejamento (Preparatória) esta totalmente interligada ao sucesso da Contratação Publica. Ela identifica de forma precisa os bens e serviços a serem contratados, estabelecendo prazos, custos e outros elementos pertinentes. Com a promulgação da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), essa fase ganhou ainda mais importância, estabelecendo diretrizes mais claras e rigorosas para prevenir irregularidades e garantir uma execução contratual mais eficiente e consequentemente uma melhor utilização dos recursos públicos.
Diante desse panorama, a capacitação dos servidores que atuam nos processos licitatórios torna-se imprescindível. E é fundamental que estejam aptos a compreender e aplicar as novas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.133/2021, especialmente na fase preparatória das contratações.
Capacitações como esta, fortalece a eficiência das contratações publicas, assegura o cumprimento das normas recentes, promovendo uma gestão pública mais transparente e responsável.
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Esse Workshop visa capacitar e atualizar os participantes no que tange aos conhecimentos sobre a Fase Preparatória das Contratações Públicas na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), trabalhando de forma prática, desde o Plano de Contratações Anual, Formalização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar, Riscos, Pesquisa de Preços, até o Termo de Referência para contratação de bens e serviços comuns.
Advogado; Mestre em Direito pela PUC-GO; Professor de Licitações e Contratos na pós-graduação do IPOG. Atuou como Procurador Chefe Administrativo; Foi Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, exercendo função de Assessor Jurídico de Juiz de Direito; E possui experiência docente em Direito Administrativo.
RADISSON HOTEL MAIORANA BELÉM | Av. Cmte. Brás de Aguiar, 301-321 - Nazaré, Belém - PA.
1.1. Impactos da governança na estruturação de rotinas administrativas.
2.1. Aspectos normativos e práticos da elaboração do PCA
2.2. Definição do Plano de Contratações Anual – PCA;
2.3. A obrigatoriedade quanto à implantação do PCA;
2.4. Envolvidos na elaboração do PCA;
2.5. Objetivos do PCA;
2.6. Benefícios do PCA;
2.7. Etapas de implantação do PCA;
2.8. Distribuição de responsabilidades no processo do PCA;
2.9. Inclusão, exclusão e o redimensionamento de itens do PCA;
2.10. Procedimentos para a alteração do PCA durante o ano de sua elaboração;
2.11. Procedimentos para a alteração do PCA durante o ano de sua execução;
2.12. Boas Práticas no gerenciamento do PCA;
3.1. Etapas do processo administrativo de contratação.
3.2. Documento de formalização da demanda;
3.3. Setores impactados na fase preparatória;
4.1. Aspectos normativos e práticos na elaboração do ETP:
4.2. Objetivo da norma;
4.3. Objetivos do ETP;
4.4. A obrigatoriedade em adotar o ETP;
4.5. Detalhamento dos elementos de construção do ETP:
4.5.1. Descrição da necessidade da contratação;
4.5. 2. Descrição dos requisitos da contratação;
4.5.3. Levantamento de mercado;
4.5.4. Descrição da solução como um todo;
4.5.5. Estimativa das quantidades a serem contratadas;
4.5.6. Estimativa do valor da contratação;
4.5.7. Justificativa para o parcelamento ou não da solução;
4.5.8. Contratações correlatas e/ou interdependentes;
4.5.9. Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico;
4.5.10. Resultados pretendidos;
4.5.11. Providências de adequação do órgão ou entidade;
4.5.12. Impactos ambientais e medidas de tratamento;
4.5.13. Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação.
4.6. Elementos obrigatórios X Elementos opcionais;
4.7. Exceções à elaboração do ETP;
4.8. Publicação do ETP.
5.1. Aspectos normativos e prático na elaboração do Gerenciamento de Riscos
6.1. Os parâmetros de pesquisa de preços baseados na Lei 14.133/2021;
6.2. Critérios para formalização de pesquisa de preços;
6.3. Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado;
6.4. Preço estimado X Preço Máximo;
6.5. Sobrepreço; Superfaturamento; Inexequibilidade;
6.6. Metodologia para obtenção do valor do valor estimado;
6.7. Estimativa de Preço quando da Elaboração do ETP e do TR;
6.8. Formalização da pesquisa de preços – Elaboração de um relatório de pesquisa de preços:
6.9.1. identificação do(s) agente(s) pela pesquisa ou equipe de planejamento;
6.9.2. descrição do objeto a ser contratado;
6.9.3. características das fontes consultadas;
6.9.4. registro de fornecedores consultados;
6.9.5. registro dos fornecedores consultados e não responderam;
6.9.6. série de preços coletados (mapa comparativo de preços);
6.9.7. metodologia utilizada para aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados;
6.9.8. método estatístico aplicado para a definição do valor estimado.
6.9.9. Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação;
6.10. Regras específicas para as contratações diretas.
6.11. Jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
7.1. Cláusulas obrigatórias para a elaboração do termo de referência.
7.2. Responsáveis pela especificação e elaboração;
7.3. Sustentabilidade no Termo de Referência;
7.4. Exceções à elaboração do TR;
7.5. Diferenciando o Termo de Referência do Projeto Básico;
7.6. Modelos de Termos de Referência;
7.7. Jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
8.1. Elaborando os principais documentos da fase preparatória das contratações públicas.
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05, 06 e 07 de Agosto de 2024.
BELÉM - PA
WORKSHOP: PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES NA LEI Nº 14.133/2021.Ao analizar as necessidades de órgãos ou entidades públicas, a Fase de Planejamento (Preparatória) esta totalmente interligada ao sucesso da Contratação Publica. Ela identifica de forma precisa os bens e serviços a serem contratados, estabelecendo prazos, custos e outros elementos pertinentes. Com a promulgação da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), essa fase ganhou ainda mais importância, estabelecendo diretrizes mais claras e rigorosas para prevenir irregularidades e garantir uma execução contratual mais eficiente e consequentemente uma melhor utilização dos recursos públicos. Diante desse panorama, a capacitação dos servidores que atuam nos processos licitatórios torna-se imprescindível. E é fundamental que estejam aptos a compreender e aplicar as novas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.133/2021, especialmente na fase preparatória das contratações. Capacitações como esta, fortalece a eficiência das contratações publicas, assegura o cumprimento das normas recentes, promovendo uma gestão pública mais transparente e responsável. Participe conosco! Carga Horária24 (vinte e quatro) horas-aula: – 1° dia: Das 8h às 12h e das 14h às 18h; ObjetivoEsse Workshop visa capacitar e atualizar os participantes no que tange aos conhecimentos sobre a Fase Preparatória das Contratações Públicas na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), trabalhando de forma prática, desde o Plano de Contratações Anual, Formalização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar, Riscos, Pesquisa de Preços, até o Termo de Referência para contratação de bens e serviços comuns.
Público-alvo
Local do Curso
RADISSON HOTEL MAIORANA BELÉM | Av. Cmte. Brás de Aguiar, 301-321 - Nazaré, Belém - PA.
Programação
7h30min às 8h – Credenciamento; ProfessoresPLÍNIO PIRESAdvogado; Mestre em Direito pela PUC-GO; Professor de Licitações e Contratos na pós-graduação do IPOG. Atuou como Procurador Chefe Administrativo; Foi Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, exercendo função de Assessor Jurídico de Juiz de Direito; E possui experiência docente em Direito Administrativo. Privado: OUTROS – EM BREVE.Conteúdo Programático
1.1. Impactos da governança na estruturação de rotinas administrativas.
2.1. Aspectos normativos e práticos da elaboração do PCA 2.2. Definição do Plano de Contratações Anual – PCA; 2.3. A obrigatoriedade quanto à implantação do PCA; 2.4. Envolvidos na elaboração do PCA; 2.5. Objetivos do PCA; 2.6. Benefícios do PCA; 2.7. Etapas de implantação do PCA; 2.8. Distribuição de responsabilidades no processo do PCA; 2.9. Inclusão, exclusão e o redimensionamento de itens do PCA; 2.10. Procedimentos para a alteração do PCA durante o ano de sua elaboração; 2.11. Procedimentos para a alteração do PCA durante o ano de sua execução; 2.12. Boas Práticas no gerenciamento do PCA;
3.1. Etapas do processo administrativo de contratação. 3.2. Documento de formalização da demanda; 3.3. Setores impactados na fase preparatória;
4.1. Aspectos normativos e práticos na elaboração do ETP: 4.2. Objetivo da norma; 4.3. Objetivos do ETP; 4.4. A obrigatoriedade em adotar o ETP; 4.5. Detalhamento dos elementos de construção do ETP: 4.5.1. Descrição da necessidade da contratação; 4.5. 2. Descrição dos requisitos da contratação; 4.5.3. Levantamento de mercado; 4.5.4. Descrição da solução como um todo; 4.5.5. Estimativa das quantidades a serem contratadas; 4.5.6. Estimativa do valor da contratação; 4.5.7. Justificativa para o parcelamento ou não da solução; 4.5.8. Contratações correlatas e/ou interdependentes; 4.5.9. Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico; 4.5.10. Resultados pretendidos; 4.5.11. Providências de adequação do órgão ou entidade; 4.5.12. Impactos ambientais e medidas de tratamento; 4.5.13. Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação. 4.6. Elementos obrigatórios X Elementos opcionais; 4.7. Exceções à elaboração do ETP; 4.8. Publicação do ETP.
5.1. Aspectos normativos e prático na elaboração do Gerenciamento de Riscos
6.1. Os parâmetros de pesquisa de preços baseados na Lei 14.133/2021; 6.2. Critérios para formalização de pesquisa de preços; 6.3. Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado; 6.4. Preço estimado X Preço Máximo; 6.5. Sobrepreço; Superfaturamento; Inexequibilidade; 6.6. Metodologia para obtenção do valor do valor estimado; 6.7. Estimativa de Preço quando da Elaboração do ETP e do TR; 6.8. Formalização da pesquisa de preços – Elaboração de um relatório de pesquisa de preços: 6.9.1. identificação do(s) agente(s) pela pesquisa ou equipe de planejamento; 6.9.2. descrição do objeto a ser contratado; 6.9.3. características das fontes consultadas; 6.9.4. registro de fornecedores consultados; 6.9.5. registro dos fornecedores consultados e não responderam; 6.9.6. série de preços coletados (mapa comparativo de preços); 6.9.7. metodologia utilizada para aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados; 6.9.8. método estatístico aplicado para a definição do valor estimado. 6.9.9. Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação; 6.10. Regras específicas para as contratações diretas. 6.11. Jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
7.1. Cláusulas obrigatórias para a elaboração do termo de referência. 7.2. Responsáveis pela especificação e elaboração; 7.3. Sustentabilidade no Termo de Referência; 7.4. Exceções à elaboração do TR; 7.5. Diferenciando o Termo de Referência do Projeto Básico; 7.6. Modelos de Termos de Referência; 7.7. Jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
8.1. Elaborando os principais documentos da fase preparatória das contratações públicas. InclusoMaterial de Apoio Exclusivo01 Exemplar da Lei nº 14.133/202106 Coffee-BreaksCertificado de Participação (Digital)Informações Importantes* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total. * A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum. Política de Cancelamento1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição. 2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br 3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante. InvestimentoInscriçãoR$3.000,00* Consulte valor promocional para grupos Formas de PagamentoPix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros) Dados BancáriosEXCELÊNCIA EDUCAÇÃO E ENSINO LTDA. CNPJ: 26.855.539/000116
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