
A Administração Pública, no intuito de atingir metas do interesse da sociedade, geralmente previstas nas políticas públicas, vem cada vez mais contando com o auxílio de instituições privadas sem fins lucrativos através da formalização de parcerias. Para tanto, utiliza-se de instrumentos legais, celebrados com entidades sem fins lucrativos.
Conhecida como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, a Lei nº 13.019/14 tem como principal objetivo disciplinar o repasse de recursos públicos a entidades privadas caracterizadas como Organizações da Sociedade Civil – OSCs, para a realização de projetos e atividades de interesse público, através da celebração de Termos de Colaboração e Termos de Fomento. O MROSC, trouxe diversas exigências tanto para as OSC quanto para o poder público, que precisam observar a aplicar uma série de novas regras para a seleção, celebração, monitoramento, controle e prestação de contas das novas parcerias. Já os contratos de gestão são usados para legalizar o relacionamento das Organizações Sociais – OS, titulação concedida a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que atendem os requisitos exigidos na legislação.
Com a formalização dos Contatos de Gestão as Organizações Sociais passam a exercer atividades dirigidas ao ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, preservação do meio ambiente, cultura e saúde, de acordo com a Lei Federal nº 9.637/98. No entanto, Estados e Municípios podem publicar legislação própria a fim de disciplinar a relação entre a administração pública e as OS, trazendo regras específicas para a concessão da titulação, disciplinar os contatos de gestão, e até mesmo ampliando as atividades onde a gestão pode ser realizada através desse tipo de parceria.
O treinamento é essencial diante do crescente uso dos Termos de Colaboração, Fomento e Contratos de Gestão, que exigem preparo técnico da administração pública, das OSCs e das OS. O curso busca capacitar equipes para conduzir corretamente todas as etapas das parcerias, desde a celebração até a prestação de contas, em conformidade com a legislação.
Qualificar os gestores públicos, membros de conselhos de políticas públicas, e equipe técnica dos órgãos públicos responsáveis pela seleção, celebração, monitoramento, avaliação e prestação de contas de parceiras celebradas com OSCs e OS, através da aplicação de conhecimento técnico sobre o tema;
Transmitir visão prática e atualizada sobre os procedimentos legais, administrativos e gerenciais para selecionar, celebrar, executar e prestar contas em parcerias;
Analisar de forma objetiva toda a legislação, indicando os procedimentos a serem adotados, o tratamento adequado de comprovantes hábeis para Prestação de Contas;
Apresentar e comentar sobre as principais falhas e irregularidades na execução de parcerias detectadas nas auditorias e inspeções realizadas pelos órgãos de controle.

Contador, Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, Especialista em Auditoria e Controladoria. Consultor em órgãos da Administração Pública, e em entidades sem fins lucrativos. Professor e Palestrante. Autor e Instrutor de Cursos relacionados ao terceiro setor. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento. Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do MROSC Bahia. Colunista sobre Gestão […]
EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO
(Auditório 4º Andar)
Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO.
A LEI Nº 13.019/14 – MROSC.
1. Conceitos, Abrangência e Aplicabilidade;
2. Chamamento Público e Exceções;
3. Edital – regras e requisitos;
4. Seleção e julgamento de propostas – Comissão de Seleção;
5. Plano de Trabalho;
6. Requisitos e documentos exigidos para celebração de parcerias;
7. Vedações para a celebração de parcerias;
8. Instrumentos de parceria – exigências e alterações;
9. Responsabilidade das OSC e sanções aplicáveis;
10. Manifestação sobre a análise das contas.
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E CONTRATOS DE GESTÃO.
11. Legislação, Objetivos e Conceitos;
12. Processo de Seleção;
13. Qualificação Regras, requisitos e procedimentos para a seleção;
14. Procedimentos e Documentos exigidos para a celebração do contrato;
15. Contratos de Gestão – Regras, Requisitos e Cláusulas essenciais;
16. Programação Orçamentária;
17. Programa de Trabalho;
18. Glosa;
19. Compras e Contratações – Regulamento de Compras;
20. Controles e Registros – Estoques, Equipamentos, Materiais Permanentes;
21. Apuração de Responsabilidades e Sanções por descumprimento contratual.
EXECUÇÃO DAS PARCERIAS.
22. Execução financeira e foco no resultado;
23. Importância das Metas e Indicadores;
24. Repasses Financeiros;
25. Movimentação Financeira;
26. Recursos Humanos e Obrigações Trabalhistas;
27. Obrigações Tributárias, Fiscais e Contábeis.
MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO.
28. Monitoramento e Avaliação – Comissões e Procedimentos;
29. Plano de Monitoramento e Avaliação;
30. Relatórios de Monitoramento e Avaliação, Visitas in loco e Pesquisa de Satisfação;
31. Acompanhamento do Orçamento e da Execução dos Serviços Prestados;
32. Avaliação das Metas e Indicadores para os Contratos de Gestão;
33. Supervisão e Fiscalização;
34. Responsabilidades do Gestor das Parcerias MROSC;
35. Responsabilidades do Fiscal de Contratos de Gestão;
36. Emissão de Relatórios e Pareceres;
37. Fiscalização dos Órgãos de Controle Externo;
38. Boas Práticas para o Monitoramento/Fiscalização do Contrato de Gestão.
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
39. Periodicidade e prazos;
40. Demonstrativos Contábeis e Relatórios de Prestação de Contas;
41. Documentos comprobatórios das Despesas;
42. Lei de Acesso à Informação – LAI e sua aplicação às parcerias.
43. Tomada de Contas Especial;
44. Falhas e irregularidades identificadas na execução e prestação de contas.




DÚVIDAS E INFORMAÇÕES.
Entre em contato conosco.
SETOR | FONE / WhatsApp |
COMERCIAL | (62) 9.8558-2359 | contato@excelenciaeducacao.com.br |
ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO | (62) 3283-1514 | financeiro@excelenciaeducacao.com.br |
Acompanhe os cards abaixo e siga as instruções para confirmar sua participação em: PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.
Preencha o Formulário de Inscrição
Seu pedido será recebido e Processado
Nossa equipe entra em contato e encaminha a documentação
Participante solicita emissão da Nota Fiscal
Participante encaminha comprovante de pagamento
Sua inscrição é confirmada
Participante recebe e-mail de confirmação e informações de acesso
por inscrição
Formas de Pagamento: Pix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros)
Insira o número de inscrições no campo branco abaixo e clique no botão “Inscrever”
Fora de estoque
Leia o QR Code ao lado PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. e inscreva-se |
|---|
14 e 15 de Agosto de 2025. GOIÂNIA - GO PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.![]() A Administração Pública, no intuito de atingir metas do interesse da sociedade, geralmente previstas nas políticas públicas, vem cada vez mais contando com o auxílio de instituições privadas sem fins lucrativos através da formalização de parcerias. Para tanto, utiliza-se de instrumentos legais, celebrados com entidades sem fins lucrativos. Conhecida como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, a Lei nº 13.019/14 tem como principal objetivo disciplinar o repasse de recursos públicos a entidades privadas caracterizadas como Organizações da Sociedade Civil – OSCs, para a realização de projetos e atividades de interesse público, através da celebração de Termos de Colaboração e Termos de Fomento. O MROSC, trouxe diversas exigências tanto para as OSC quanto para o poder público, que precisam observar a aplicar uma série de novas regras para a seleção, celebração, monitoramento, controle e prestação de contas das novas parcerias. Já os contratos de gestão são usados para legalizar o relacionamento das Organizações Sociais – OS, titulação concedida a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que atendem os requisitos exigidos na legislação. Com a formalização dos Contatos de Gestão as Organizações Sociais passam a exercer atividades dirigidas ao ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, preservação do meio ambiente, cultura e saúde, de acordo com a Lei Federal nº 9.637/98. No entanto, Estados e Municípios podem publicar legislação própria a fim de disciplinar a relação entre a administração pública e as OS, trazendo regras específicas para a concessão da titulação, disciplinar os contatos de gestão, e até mesmo ampliando as atividades onde a gestão pode ser realizada através desse tipo de parceria. O treinamento é essencial diante do crescente uso dos Termos de Colaboração, Fomento e Contratos de Gestão, que exigem preparo técnico da administração pública, das OSCs e das OS. O curso busca capacitar equipes para conduzir corretamente todas as etapas das parcerias, desde a celebração até a prestação de contas, em conformidade com a legislação. Carga Horária16 (dezesseis) horas/aula. Objetivo
Público-alvo
Local do Curso EXCELÊNCIA EDUCAÇÃO (Auditório 4º Andar) Endereço: Rua 72, nº 325, Edifício Trend Office, Jardim Goiás, Goiânia-GO. ![]() Programação 7h30min às 8h – Credenciamento; Professores![]() NAILTON CAZUMBÁContador, Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, Especialista em Auditoria e Controladoria. Consultor em órgãos da Administração Pública, e em entidades sem fins lucrativos. Professor e Palestrante. Autor e Instrutor de Cursos relacionados ao terceiro setor. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento. Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do MROSC Bahia. Colunista sobre Gestão no Terceiro Setor no Portal Nossa Causa. E Colunista na Escola Aberta do Terceiro Setor. Conteúdo ProgramáticoA LEI Nº 13.019/14 – MROSC. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E CONTRATOS DE GESTÃO. EXECUÇÃO DAS PARCERIAS. MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO. PRESTAÇÃO DE CONTAS. Incluso![]() Material de Apoio Exclusivo![]() Apostila Impressa.![]() 04 Coffee Break’s![]() Certificado de Participação (Digital)Informações Importantes* O Certificado será entregue ao final do curso, aos participantes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária total. * A Excelência Educação se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso, caso haja insuficiência de quórum. Política de Cancelamento1 - Você pode cancelar a sua inscrição até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de início do curso, após esse período não é possível o cancelamento ou reembolso do valor da inscrição. 2 - Para solicitar o seu cancelamento, envie um email para contato@excelenciaeducacao.com.br 3 - Em caso de não comparecimento do(a) participante ao curso, não haverá ressarcimento de qualquer valor a(o) Participante. InvestimentoInscriçãoR$1.800,00* Consulte valor promocional para grupos Formas de PagamentoPix, TED, Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 12x - com juros) Dados BancáriosEXCELÊNCIA EDUCAÇÃO E ENSINO LTDA. CNPJ: 26.855.539/000116 Chave PixCNPJ: 26.855.539/000116 |